Notícias / Saúde

30/03/16 às 10:43

Cerca de 90% dos homens possuem o gene da calvície, mas quadro pode ser revertido

Tabata Mertz

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Um dos maiores incômodos para a vaidade masculina ainda é a calvície, que chega a atingir até 70% dos homens, contra apenas 40% das mulheres, principalmente por que a maioria dos casos estão diretamente ligados à presença do hormônio testosterona, muito mais produzido no organismo masculino. Felizmente, alguns medicamentos como a Finasterida já podem ser utilizados de forma segura para combater o processo de redução de tamanho dos folículos capilares no couro cabeludo, revertendo os quadros de calvície.

A alopecia androgenética, ou simplesmente calvície, portanto, não é desencadeada por fatores como a caspa, que até pode causar quedas de cabelo, mas não é responsável por impedir o crescimento de novos fios de cabelo.  Estudos apontam que cerca de 90% dos homens possuem em seu DNA o gene responsável pelo surgimento da calvície, porém, quanto mais cedo for o diagnóstico maiores serão as chances de sucesso com um tratamento medicamentoso.

Estresse e o uso de anabolizantes também podem ser responsáveis pelo início do processo de calvície que, diferente da crença popular, não começa apenas após os quarenta anos. A queda definitiva de cabelos pode ter início dos 17 aos 23 anos, principalmente porque é nesse período que ocorre a queda da presença do estrogênio, hormônio que atua como uma proteção contra a calvície proveniente de uma herança genética.

Vivenciar constantes situações estressantes alteram quimicamente o organismo e essa mudança pode fazer com que alguém, literalmente, “perca os cabelos”. Portanto investir em momentos de relaxamento também contribuem significativamente contra a evolução da calvície. Mesmo com fácil acesso aos medicamentos capazes de reverter esses quadros, é essencial consultar um médico para verificar se o consumo dessas substâncias não será prejudicial ao organismo, evitando prejuízos para a saúde.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Caiubi Kuhn

Os fósseis vão às escolas

            Para muitas pessoas, é uma grande surpresa saber que em Mato Grosso já viveram na era mesozoica grandes dinossauros como Pycnonemosaurus nevesi e os Sauropodes, ou que na era...

 
 
 
 
Sitevip Internet