Notícias / Policial

29/03/16 às 23:26 / Atualizada: 29/03/16 às 23:36

Assaltante que usava carros de luxo para praticar crimes é novamente preso

Assessoria Policia Civil

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Um homem responsável por articular e praticar roubos e furtos a mando da organização criminosa desarticulada na operação “Mercatore”, deflagrada em dezembro de 2015 pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá (DERF), teve o mandado de prisão cumprido nesta terça-feira (29.03) pela Polícia Judiciária Civil.

O suspeito, Welliton da Costa Souza, de 30 anos, conhecido por “Quati”, foi preso no bairro Santa Cruz, em Cuiabá, por mandado de prisão preventiva, com três veículos, sendo um Honda Fit, um Celta e um Gol. Ele é apontado nas investigações da Polícia Civil como o executor de mais de 200 arrombamentos de veículos, usando geralmente carros de luxo para não levantar suspeita das vítimas.

O suspeito, na companhia de mais dois comparsas, estacionava o veículo próximo a universidades, hospitais, boates, restaurantes e ambientes bem frequentados da capital, para arrombar carros estacionados nos locais e subtraíam  pertences das vítimas, geralmente pastas contendo notebooks e outros equipamentos eletrônicos.

Em 27 de fevereiro de 2014, Welliton foi preso em investigações da Derf, na posse de dois veículos de luxo, uma BMW e um Corolla, encontrados na residência dele no bairro Jardim Leblon. Na ocasião, também foram apreendidos vários produtos como notebooks, óculos de marcas variadas, calculadoras profissionais, equipamentos médico-hospitalar, pendrives, rádios HT, usado para copiar a frequência da polícia e se comunicar com os comparsas.

O bando agia com a intenção de praticar furtos qualificados em veículos (mediante arrombamento), porém, quando eram surpreendidos pelas vítimas, o furto passava para roubo, cujas vítimas eram abordadas com arma de fogo. Nas investigações, a Polícia Civil identificou que o suspeito também usava um VW Beetle nos assaltos.

Para a delegada Elaine Fernandes a prisão novamente de “Quati” é importante por ser um assaltante de difícil identificação em suas ações criminosas e também por ajudar na elucidação de várias ocorrências de arrombamentos de automóveis, que continuaram a ser registradas pelas vítimas, após a soltura do assaltante meses depois de sua primeira prisão. “Ele tem boa estrutura e não fica dando ‘sopa’ por aí”, disse.

 Mercatore

A operação Mercatore, deflagrada em 18 de dezembro de 2015, indiciou 16 membros de uma organização criminosa que fomentava uma série de crimes em Cuiabá. O inquérito foi concluído em os integrantes da quadrilha denunciados pelo Ministério Público Estadual.

Na operação, nove mandados de prisão preventiva foram cumpridos, além de 12 conduções coercitivas para interrogatório e 34 buscas e apreensão.

A organização criminosa  é acusada de movimentar R$ 1,7 milhão, proveniente da lavagem de dinheiro e comercialização de produtos roubados como cargas de eletroeletrônicos, acessórios e equipamentos de informática.

As investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), de Cuiabá, iniciadas há 1 ano, apontaram que no topo da hierarquia da organização criminosa estava João dos Santos Filho e o gerente geral Odair Coelho Vas. Ambos administravam sete bancas, sendo cinco em Cuiabá, no Shopping Popular, na região do Porto, na  Capital e outras duas em Várzea Grande.

O grupo responde por crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, receptação qualificada, falsificação de documento particular, falsidade ideológica, uso de documento falso, estelionato, corrupção ativa e passiva.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet