Notícias / Governo de MT

29/03/16 às 15:41

Governador anuncia Rogers Jarbas como novo secretário de Segurança Pública

Thiago Andrade | Gcom

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O governador Pedro Taques anunciou nesta terça-feira (29.03) mudança em seu secretariado. O atual presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Rogers Elizandro Jarbas, vai assumir o comando da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Com 23 anos de atuação em segurança pública, Rogers atua há nove anos como delegado da Polícia Civil de Mato Grosso e atuou por 15 anos como oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Rogers assume a vaga aberta após a saída do promotor Fábio Galindo do comando da Sesp, devido à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que impediu promotores de exercerem cargos no Poder Executivo.

Nesta terça, o governador já se reuniu com Fábio Galindo e Rogers Jarbas para tratar das ações em andamento. O atual e o novo secretário devem conceder uma entrevista coletiva nos próximos dias para oficializar a troca de comando.

No Detran, com a saída de Rogers, o atual diretor de administração sistêmica Arnon Osny Mendes Lucas deve assumir a presidência do órgão.

Perfil

Rogers é filho de Jaime Correa Jarbas e Dalvina da Piedade Jarbas, nasceu em Penápolis, cidade distante 480 km da capital de São Paulo. Rogers é casado com a procuradora da República Samira Engel e pai de Pedro e Lucas.

Em 1993, Rogers ingressou como cadete na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. A partir de 1996, passou a atuar na cidade de São Paulo, no 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana, no comando da Força de Patrulha e da Força Tática, que atendia a região oeste da capital paulista. No interior de São Paulo, Rogers foi comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar do 44º Batalhão da PM do Interior, em Lins, entre os anos de 1999 e 2003.

No período, acumulou as funções de Comandante de Pelotão de Choque e da Vigilância Externa da Penitenciária de Getulina. Teve atuação no controle de distúrbios civis em recintos de exposição, festas agropecuárias, shows musicais, reintegrações de posse, rebeliões em penitenciárias, jogos em estádios de futebol, dentre outros eventos de grande aglomeração de pessoas.

Entre 2004 e 2007 atuou como Chefe de Operações do 44º Batalhão de Polícia Militar do Interior, onde também respondeu pelas ações de policiamento de choque.

Rogers ingressou na Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso, no cargo de delegado de polícia, em 30 de março de 2007, tendo iniciado sua carreira no então Centro Integrado de Segurança e Cidadania de Cáceres (Cisc-Cáceres), onde exerceu as funções de delegado da polícia do Gefron e de coordenador do Cisc.

A partir de 2009, foi responsável pela repressão direta aos crimes de tráfico de drogas e homicídios, período em que mais de 600 mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos de forma integrada, e mais de 500 presos.

Em 2012 atuou na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), na capacitação e especialização de profissionais de segurança pública de todos os estados, integrando as forças de segurança pública com outros órgãos afetos (Samu e Guarda Municipal) em um mesmo ambiente de aprendizado, o que proporcionou uma guinada na repressão aos crimes de homicídios e tráfico de drogas em várias unidades federativas. Desde 2012 é tutor, conteudista e revisor de cursos da Senasp ligados a atividades preventivas e repressivas de segurança pública, sendo palestrante e docente de cursos presenciais e a distância.     

Também em 2012 foi lotado na Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública, onde acumulou a função de coordenador do Núcleo de Inteligência e foi responsável pela investigação e deflagração de várias operações policiais, tendo permanecido naquela unidade até o final de 2014. Em janeiro de 2015 assumiu a presidência do Detran-MT.
 
Currículo

Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Direito (Univem); Curso de formação de delegados de polícia (PJC-MT); instrutor de tiro (PM-SP); administração de recursos humanos (PM-SP); controle e distúrbios civis (PM-SP); violência sexual, física e psicológica contra criança e adolescente (PJC-MT); crimes ambientais (Senasp); identificação veicular (Senasp); uso da informação na gestão de segurança pública (Senasp); busca e apreensão (Senasp); representação facial humana I (Senasp); investigação criminal I e II (Senasp); formação de formadores (Senasp); inteligência estratégica (Sesp/FGV); formação de tutores I e II (Senasp); ações para o controle de armas (Senasp); análise criminal (Senasp); investigação de homicídios I; uso diferenciado da força; gerenciamento de crises; redação técnica e inteligência no combate ao crime organizado (Ilea – em Lima, no Peru).

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Carlos G. M., em 29/03/16 às 19:09

    Não votei no atual governador, mas admiro sua forma de governo. Isso que o Brasil precisa e todos os Estados: cada pasta tem que ser comandada por gente que tem competência para tal. Continue assim, caro Pedro Taques.

 
 
 
Sitevip Internet