Notícias / Nacional

29/03/16 às 10:36

Madeira curta de Mato Grosso pode ganhar destino primoroso e sinalizar caminhos contra crise

“Os mercados mais exigentes como os Estados Unidos da América e a China, preferem piso sólido de floresta nativa” avalia exportador florestal

Assessoria Cipem

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Março está sendo um mês de grande relevância para o setor florestal de todos os Estados brasileiros. Na primeira quinzena a “Sim” (Semana Internacional da Madeira ocorrida entre os dias 09 á 11 de março) em Curitiba Paraná, trouxe a Feira Lignum Brasil com novidades tecnológicas e oportunidades de negócios para todos os âmbitos do segmento madeireiro.
 
Presente nos eventos da feira, líderes florestais do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), e do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), aproveitaram a viagem para conhecer indústrias conceituadas em busca de novos mercados para MT.
 
Instalada em São José dos Pinhais no Paraná, a indústria Novo Piso que trabalha na fabricação, venda interna e exportação de piso natural de madeiras nativas e plantadas e atende cerca de 700 lojas no exterior e outras 20 brasileiras. A empresa esteve entre o roteiro da comitiva dos industriais florestais. Para os representantes do Cipem, a vista foi  uma oportunidade de destinar a madeira curta, tida em abundância em MT.
 
“Essa indústria, trabalha transformando o que chamamos de “lixo”, ou seja, as madeiras curtas, em pisos de madeira natural primorosos. Esses pisos são vendidos no exterior e em outras tantas lojas aqui no Brasil, agora em visita descobrimos que a empresa está encontrando dificuldade para localizar matéria prima, e nós de MT temos essas madeiras estocadas em nossas indústrias. Sem dúvida, essa é a oportunidade que faltava para ampliarmos nossos negócios e driblarmos a crise, fomentando sobre tudo, o crescimento da economia de nosso Estado”, explica Claudinei Melo Freitas, presidente do Sindinorte (Sindicato das Ind. Mad. do Médio Norte de MT).
 
O empresário Fábio Scandian, da Novo Piso,  explica que para as exportações são preferenciais às seguintes espécies; Jatobá e Sucupira pura. Já o mercado interno dá preferencia em primeiro lugar ás espécies Cumaru e Jatobá Vermelho, entretanto, a Garapeira, Sucupira e Ipê também tem excelente aceitação.  
 
Segundo o empresário, embora a empresa também trabalhe com a Teca, os mercados mais exigentes como os Estados Unidos da América e a China, preferem  piso sólido de floresta nativa.
 
“Estamos fazendo piso desde 1994, e a sustentabilidade da nativa sempre vai existir e agradar os mercados externos. O E.U.A e a China só optam por nativa, e eles são atualmente nossos maiores compradores”, avalia Scandian.
 
Explicando o grande número de madeira curta em MT, Geraldo Bento Bento, presidente do FNBF, ressaltou ao empresário que fará uma conexão com  empresas que contenham em estoque as espécies citadas e solicitou apoio da empresa para  desenvolvimento de outros produtos com as espécies que não servem para piso.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet