Notícias / Água Boa

27/03/16 às 21:48 / Atualizada: 27/03/16 às 22:30

O CAPS I comemora em março dois anos de prestação de serviço no município de Água Boa

Denise Rodrigues Paixão Coord. e Enf. da unidade CAPS I

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O CAPS I comemora em março dois anos de prestação de serviço no município de Água Boa

Equipe 2015

Foto: Assessoria

O CAPS I de Água Boa comemora em março dois anos de existência em nosso município e a população é a grande privilegiada.

Em consonância com a Reforma Psiquiátrica, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), regulamentados a partir da Portaria nº336/GM de 19 de fevereiro de 2002, são estratégias de serviços comunitários que atuam como dispositivos de organização da atenção em saúde mental com ênfase para a Reabilitação Psicossocial.

Os CAPS têm demonstrado efetividade no tratamento aliando acompanhamento clínico e cuidados de reinserção social dos usuários por meio do acesso ao trabalho e ao lazer, bem como ao exercício dos direitos civis e à construção e reconstrução de laços familiares e comunitários.

Caracterizados como serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico tradicional, os CAPS atualmente podem ser classificados em I, II, III, ad (álcool e drogas) e i (infantil). Contemplam como objetivo fundamental o atendimento à crise em saúde mental e devem estar articulados à rede de serviços de saúde e a outras redes sociais de setores afins, para que se possa fazer frente à complexidade das demandas de inclusão.

O CAPS de Água Boa é categoria tipo I, destinado a pacientes com transtornos mentais severos e persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico, nos quais o uso de álcool e outras drogas é secundário à condição clínica de transtorno mental.  

O CAPS I presta atendimento para pessoas com idade superior a 18 anos de ambos os sexos, munícipes aguaboenses encaminhados pelas unidades de Estratégias de Saúde da Família e/ou por qualquer serviço de saúde com agendamentos previamente marcados na unidade. Funcionando de segunda-feira a sexta-feira das 07:00hrs às 11:30hrs e das 13:30hrs às 17:00hrs. Situa-se na Rua Três, número 1.074, Centro. Água Boa/MT. Telefone de contato: (66) 3468-4216.

Desde a sua inauguração o CAPS I até a data de hoje, prestou aproximadamente 3.852 (três mil e seiscentos) atendimentos pela Equipe Multidisciplinar da unidade. Foram 24 pacientes regulados e encaminhados para internação hospitalar especializada.

A equipe multidisciplinar atualmente é composta por enfermeira, técnico de enfermagem, psicóloga, assistente social, médico, terapeuta ocupacional, educador físico e artesã e oferecem diversas atividades terapêuticas: psicoterapia individual ou grupal, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, atividades de orientação e inclusão das famílias e atividades comunitárias. As necessidades de cada usuário são contempladas por meio de projetos terapêuticos.

E, assim o CAPS I de Água Boa tem como compromisso oferecer atendimento diurno às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes do município, oferecendo cuidados clínicos e reabilitação psicossocial, com o objetivo de substituir o modelo hospitalocêntrico, evitando as internações e favorecendo o exercício da cidadania e da inclusão social dos pacientes e de suas famílias. Tem-se alcançado resultados satisfatórios com o funcionamento da unidade favorecendo melhor qualidade de vida a população bem como, evitando o deslocamento para outras cidades em busca de atendimento.

A unidade encontra-se disponível para sociedade aguaboense desde que contemple o perfil com o serviço e se encontra aberto para demais esclarecimentos. E, na oportunidade convida a população para uma visita para assim conhecer o trabalho desenvolvido pela Equipe Multidisciplinar do CAPS I e sua respectiva instalação física.
  • O CAPS I comemora em março dois anos de prestação de serviço no município de Água Boa
  • O CAPS I comemora em março dois anos de prestação de serviço no município de Água Boa

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet