Notícias / Educação

25/03/16 às 10:23

Rondonópolis deve ganhar universidade

Yuri Ramires - Diário de Cuiabá

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
A presidente Dilma Rousseff anunciou ontem que encaminhará ao Congresso o projeto de criação da Universidade Federal de Rondonópolis, que nada mais é que a emancipação do Campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na cidade, que passa a ser chamada de Universidade Federal do Cerrado (UFCer).

O anúncio foi feito durante o encontro de Dilma com parte dos membros da bancada federal mato-grossense, entre eles o senador Wellington Fagundes e os deputados Ságuas Moraes, Carlos Bezerra e Valtenir Pereira. Participou ainda o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Segundo o senador Fagundes, a criação estimula o desenvolvimento regional, além de incentivar a promoção do conhecimento. “Inúmeras pessoas serão beneficiadas direta e indiretamente, porque a universidade não só produz aquilo que é importante, que é o conhecimento, mas também abre uma série de oportunidades”.

Já Bezerra destacou que o anúncio é uma vitória para todas as pessoas que participaram do comitê de criação da UFCer – composto por vários segmentos da sociedade do município. “Foi uma vitória com a participação de muitas pessoas, de praticamente toda a bancada federal e de deputados estaduais”.

A UFCer já possui toda a infraestrutura necessária. Atualmente, são quatro mil alunos, 279 professores, além de cursos de graduação, mestrado e doutorado. O Ministério da Educação (MEC) já havia se manifestado a favor da autonomia do campus, mas tudo dependia de uma autorização da presidência.

“Não temos uma população muito grande, mas é um estado que recebe pessoas de todos os lugares, é um estado de oportunidades”, frisou.

A emancipação do campus já vinha sendo debatida há algum tempo e contou com o apoio, além das lideranças políticas, dos professores e reitores da UFMT.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet