Notícias / Saúde

23/03/16 às 13:22 / Atualizada: 26/03/16 às 08:26

Desafio para a odontologia: 16 milhões de brasileiros sofrem com a falta de dentes

Tabata Mertz

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Mesmo com os avanços econômicos e tecnológicos que facilitam o acesso aos tratamentos odontológicos no Brasil, ainda existe um número alarmante de pessoas que negligenciam os cuidados com sua saúde bucal. Segundo a última Pesquisa Nacional da Saúde (PNS), realizada pelo IBGE, 11% dos brasileiros, o equivalente a 16 milhões de pessoas, sofrem com a ausência total de dentes.

Os principais motivos são a falta de cuidados com a higiene bucal, além da falta de informação sobre as consequências que a ausência de tratamentos odontológicos traz para a saúde. Um desafio para a área odontológica é, ainda, disseminar informações sobre a importância da manutenção da saúde bucal. Os cuidados com a higiene, como a escovação dentária, por exemplo, não previnem apenas contra a perda da dentição, protegem também contra o desenvolvimento de doenças coronárias.

Um estudo realizado pelo Incor – Instituto do Coração de São Paulo – apontou que até 45% das doenças cardíacas estudadas são ocasionadas por inflamações nas gengivas, restos de dentes, cáries e canais dentários comprometidos. As bactérias presentes nesses quadros podem chegar até a corrente sanguínea e atingir os demais órgãos, como o coração.

Mesmo com esses riscos, existem pessoas que, por medo da cadeira do odontologista, acabam não procurando um especialista quando precisam realizar alguma verificação de sua saúde bucal. Ter sofrido anteriormente com métodos antigos e dolorosos ao realizar um tratamento odontológico é o que mais afasta os pacientes dos consultórios.

Uma das formas de tranquilizar essas pessoas é esclarecer suas dúvidas e receios. Por isso, é importante ressaltar que os consultórios investem na utilização de aparelhos e técnicas para realizar os mais diversos tratamentos sem causar dores ou traumas aos pacientes. Atualmente, em vez de simplesmente retirar um dente que está comprometido por uma cárie, como pode ter sido realizado nos primórdios dos tratamentos odontológicos, os profissionais buscam recuperar esse dente através de tratamentos minuciosos e adequados.

E, mesmo depois que um ou mais dentes já foram perdidos, o paciente ainda pode recuperar suas funções bucais e voltar a mastigar, conversar e sorrir de forma natural, através dos implantes dentários. O acesso aos implantes dentários tem se tornado cada vez mais fácil, devido à redução gradual de seus preços, ao longo dos anos, a facilitação de pagamentos, o surgimento de convênios odontológicos, além de campanhas que fazem com que os tratamentos odontológicos cheguem a um preço popular e o aumento de profissionais habilitados para realizar esse procedimento.

Essa evolução chegou em todas as áreas da odontologia. Já é possível a realização de implantes dentários sem cortes, como é o caso das cirurgias guiadas, que são, inicialmente, projetadas na tela de um computador antes do implantodontista iniciar o procedimento no próprio paciente. Com esse planejamento, o implantodontista fará pequenos furos na gengiva, apenas para realizar os implantes dentários, sem cortes com lâminas, minimizando o desconforto no período pós-operatório e reduzindo o tempo necessário para sua recuperação. Lembrando que todos os procedimentos cirúrgicos são realizados em pacientes que estão sob o efeito de anestesias locais, impedindo que sintam qualquer tipo de dor enquanto a cirurgia é realizada.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet