Notícias / Negócios

10/06/15 às 18:22

10 dicas simples para uma casa mais sustentável

Aileen Rosik

Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
A sustentabilidade é hoje uma importante preocupação da população em todo o mundo. Além das medidas coletivas que são fundamentais para mudar a forma de relação dos seres humanos com o meio ambiente, cada iniciativa individual é fundamental.
 
É preciso começar em cada casa, desde sua construção, a optar pela sustentabilidade. Qualquer projeto, mesmo que realizado sem essa preocupação, pode se adaptar para incorporar o tripé da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.
 
Segundo a arquiteta Keyth Costa, “com algumas simples alterações na estrutura da casa, e mudanças nos hábitos cotidianos da família, é possível alcançar uma boa redução dos impactos ambientais causados pelo ambiente doméstico”.
 
Para o professor Elias Horácio, os benefícios vão além da diminuição do uso dos recursos naturais. “Na minha casa adotamos algumas medidas simples para sermos mais sustentáveis, e na verdade fomos beneficiados com um aumento da economia das contas, o que nos incentiva a continuar”, explica.
 
Confira as dicas para ter uma casa mais sustentável:
 
  1. Troque seu vaso sanitário comum por um que permita acionar diferentes quantidades de água dependendo do tipo de resíduo (sólido ou líquido). Essa medida pode levar à economia de até 36 litros de água por dia, em uma família de três pessoas.
     
  2. Se você mora em uma região muito quente e usa constantemente aparelhos de refrigeração, procure sempre optar pelo ventilador, que é mais ecológico e econômico do que o ar-condicionado.
     
  3. Conserte todo tipo de vazamento que possa haver nos canos da sua casa. Igualmente acabe com os “pinga-pingas” das torneiras, que gastam milhares de litros de água por ano. Mantenha sua bomba de água sempre em bom estado e a troque caso apresente muito desgaste, pois isso também ajuda na economia da água. Veja alguns modelos aqui.
     
  4. Economize o máximo possível de energia, só acenda luzes quando necessário, e nunca esqueça de apagá-las. Opte também por lâmpadas mais econômicas, como as de LED ou fluorescentes, por exemplo.
     
  5. Se algum móvel precisar ser trocado, busque reformá-lo ao invés de comprar um novo. Isso ajuda a preservar a madeira da natureza, e evita a produção desnecessária de lixo.
     
  6. Opte por implantar janelas grandes para aproveitar ao máximo a luz solar e a ventilação, economizando muita energia.
     
  7. Compre sempre eletrodomésticos com selo A da Procel, pois são os que consomem a menor quantidade de energia elétrica. No caso da geladeira, além do selo, uma boa dica é não abrir a porta desnecessariamente, e também não guardar alimentos quentes dentro dela, que exigem maior trabalho para resfriamento.
     
  8. No caso de qualquer obra ou reforma em casa, não jogue os materiais restantes no lixo e guarde o que estiver em bom estado. Além de diminuir a quantidade de entulho, você ainda terá material para usar quando necessário, economizando também financeiramente.
     
  9. Sempre evite limpar garagens, quintais e calçadas com água corrente. Busque varrer frequentemente e apenas quando muito necessário, uma vez ao mês no máximo, lavar com água e sabão.
     
  10. Colete água da chuva, pois é uma medida simples de se realizar, e que te permite economizar muita água. Ela pode ser usada para lavar os quintais, regar as plantas, e até mesmo dar descarga nos banheiros.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Jesus pode até voltar...

   “Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: – O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber...

 
 
 
 
Sitevip Internet