Notícias / Policial

23/03/16 às 08:19

Polícia comunitária representa parceria entre Estado e o cidadão

22 novos comandantes assumiram as Bases Comunitárias de Segurança Pública de Cuiabá e Várzea Grande

Luzia Araújo | Sesp-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A área central de Cuiabá concentra um grande número de estabelecimentos comerciais. É um cenário movimentado, aonde milhares de pessoas circula diariamente, utilizando-se dos produtos e serviços da região.

Aproximar-se desse público flutuante e dos comerciantes da área será o desafio do major PM Gilcimar Mendes Corrêa, empossado nesta segunda-feira (21.03) como comandante da 1ª Companhia Comunitária de Polícia de Cuiabá. “A Polícia Militar é mais um órgão de segurança pública presente na região. Tentamos ordenar e dar mais qualidade de vida para o grande número de pessoas que frequentam a área”, explicou o militar. 

Além do major Gilcimar, outros 21 policiais militares assumiram o comando das Companhias Comunitárias instaladas em Cuiabá e Várzea Grande.

A solenidade de posse foi realizada no Palácio Paiaguás, na noite de segunda-feira (21), com a presença do governador Pedro Taques, do secretário de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre, policiais militares e líderes comunitários.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança do bairro São Matheus, Danilo Moraes, disse esperar que o novo comandante da sua região desenvolva ações baseadas filosofia de Polícia Comunitária. “A proximidade com o comandante ajuda na segurança do bairro”, disse.

O secretário Fábio Galindo disse que a expectativa com a posse dos novos comandantes é firmar uma parceria entre a Polícia e o cidadão para o enfrentamento à criminalidade. “A filosofia de Polícia Comunitária prega uma aproximação de confiança entre o policial e o cidadão nos permite ter informações necessárias para o enfretamento da criminalidade nas comunidades. Esse resgate de confiança é o que faz que o estado cumpra a sua missão que é levar segurança para cidadão”.

O governador Pedro Taques pontuou que a Polícia Comunitária é a demonstração do que a Constituição Federal denomina democracia participativa.

“A Polícia está em outro patamar. Em um diálogo com o cidadão mais simples. O cidadão passa a ser um agente de segurança, pois ele passar a informar aquele policial da Base Comunitária o que ocorre naquela realidade social. E as bases comunitárias farão esse diálogo com o cidadão”.

Capacitação

Os empossados também receberam o certificado do curso “Gestão de Polícia Comunitária”. Esta foi a primeira fase da capacitação, que é composta por quatro encontros.

A primeira fase foi dividida em dois momentos. No primeiro, os militares participaram do curso de Liderança e Coaching e Desenvolvimento Gerencial. A capacitação desenvolveu a auto liderança e gerenciamento de conflito sociais. O curso teve a parceria da Escola do Governo. Um ciclo de palestras em Gestão de Polícia Comunitária marcou a segunda fase da capacitação.

Segundo o comandante-geral PM, coronel PM Gley Alves, a capacitação é um processo inicial de investimento no policial que está na linha de frente do trabalho.

“Estamos investindo no nosso bem mais precioso, no ser humano. Ele terá mais conhecimento dentro da base filosófica de Polícia de Proximidade para que tenhamos uma polícia que converse com a comunidade para concentrarmos os nossos esforços da melhor forma possível”. 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Depois do passamento

           Seguidamente nos perguntam a respeito de questões sobre a vida no além-túmulo, e isso geralmente acontece quando alguém perde um ente querido, principalmente...

 
 
 
 
Sitevip Internet