Notícias / Meio Ambiente

19/03/16 às 12:37

GLOBO REPÓRTER - Juscelino Kubitschek construiu hotel internacional na Ilha do Bananal (ver vídeo na íntegra AQUI)

Hoje, tudo o que sobrou do Hotel JK são ruínas. Há 26 anos, um incêndio destruiu tudo e nunca mais se falou em reconstruir o hotel.

Globo Repórter

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
GLOBO REPÓRTER - Juscelino Kubitschek construiu hotel internacional na Ilha do Bananal (ver vídeo na íntegra AQUI)

Ilha do Bananal é a maior ilha de água doce do mundo

Foto: Reprodução Globo Repórter

Na porção Oeste do Tocantins, a natureza criou uma ilha no coração do Brasil. Mas em vez de uma pequena porção de terra, o que se vê é uma área gigantesca, onde mesmo do alto não é possível avistar o outro lado.

A Ilha do Bananal começa e termina no encontro de dois rios: o Araguaia e o Javaés. A distância de uma ponta a outra é de 330 quilômetros. É a maior ilha de água doce do mundo. É como se coubessem dentro dela 15 cidades do tamanho do Rio de Janeiro. Uma parte pertence aos índios. A outra forma o Parque Nacional do Araguaia.

A equipe do Globo Repórter embarcou em uma viagem para conhecer uma parte da história do Brasil que ficou perdida no tempo e na ilha, que também fazia parte dos planos de Juscelino Kubitschek. O presidente que construiu Brasília queria transformar uma porção da ilha em um balneário. E decidiu que o governo deveria erguer ali um hotel.

Hoje, tudo o que sobrou do Hotel JK são ruínas. Há 26 anos, um incêndio destruiu tudo. Depois do incêndio, nunca mais se falou em reconstruir o hotel. A maior parte dos registros está guardada na memória do povo mais antigo da região. Era um hotel pra lá de imponente, bem na Ilha do Bananal e com vista para o rio Araguaia.

Atualmente, o terreno pertence a uma aldeia da tribo Karajá. Do outro lado do rio, em São Félix do Araguaia, um museu guarda uma pequena parte do que restou do hotel, de categoria internacional.
A história do Hotel JK está diretamente ligada a um caso inusitado, que inspirou a letra de uma famosa marchinha de carnaval. A história começou em uma das várias visitas da então primeira-dama Sarah Kubitschek à ilha, quando distribuiu aos indiozinhos vários apitos e foi uma barulheira.

Toda essa história é apenas uma lembrança. O projeto de ocupação desse pedaço do Brasil foi abandonado para proteger a cultura dos povos indígenas, que vivem no local até hoje. Com o isolamento, a Ilha do Bananal também ficou mais protegida.

VER  GLOBO REPÓRTER NA ÍNTEGRA AQUI

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet