Notícias / Notícias Gerais

19/03/16 às 12:19

Caminhões rodam acima do peso

Jornal O Pioneiro

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Caminhões rodam acima do peso

Foto: Agua Boa News

CANARANA - Um caminhoneiro para na beira da estrada. Depois arranca e destrói o asfalto onde parou. Isso aconteceu na MT-020, interior de Canarana, na semana passada. A história foi relatada por um morador da cidade que presenciou o fato e revoltado ligou para o Jornal O Pioneiro. Infelizmente é mais um caminhoneiro que transporta carga muito acima do peso, detonando com as estradas.

No início de 2015 uma campanha foi lançada no município buscando a conscientização de produtores, caminhoneiros e tradings quanto ao limite de peso por eixo, de oito toneladas. Representantes das tradings se comprometeram a não receber cargas acima do peso, já que não há fiscalização nas estradas por falta de estrutura.

A campanha realizada em Canarana serviu de exemplo para outros municípios do estado de Mato Grosso, que copiaram a ideia. Porém, o que se percebe e que produtores e caminhoneiros continuam ignorando o limite e que os armazéns não rejeitam as cargas acima do peso, visíveis em muitos casos.

Para o presidente do Sindicato Rural de Canarana, Arlindo Cancian, todos perdem com o não cumprimento da lei, já que as estradas ficam em péssimas condições. “A gente luta por estradas melhores, por asfalto, faz estradeiro, mas o que adianta se o pessoal não respeita o limite de peso e acaba com as estradas?”, falou Arlindo.
 
MUITO ACIMA DO PESO

O Jornal O Pioneiro teve acesso a notas fiscais de cargas de soja e o peso por eixo tem ficado em média em 10 toneladas, muito acima do permitido. Nos caminhões três eixos o peso tem ficado entre 28 e 32 toneladas; seis eixos entre 55 e 60 toneladas; sete eixos entre 70 e 75 toneladas; nove eixos entre 90 e 120 toneladas. Os caminhoneiros alegam que no preço que está o frete e no preço que está o diesel, é inviável rodar com o peso limite. (DR).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet