Notícias / Agricultura

18/03/16 às 21:26

PARANAÍTA - Fornecimento de energia elétrica à Gleba São Benedito será consolidada

Assessoria Famato

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A Gleba São Benedito, localizada na margem direita do Rio Teles Pires no município de Paranaíta, será beneficiada com a extensão do fornecimento de energia elétrica pelo Plano de Universalização Rural da Energisa Mato Grosso. Inicialmente serão contempladas dez propriedades rurais da região. A conquista foi possível com o empenho da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
 
As famílias residentes na região sofrem com a problemática da distribuição de energia elétrica em função da localização geográfica do município de Paranaíta, localizado a 850 km de Cuiabá, divisa com estado do Pará.
 
Grande parte das famílias que residem na Gleba São Benedito são produtores rurais que dependem 100% da produção agropecuária.
 
Diante do problema, o presidente do Sindicato Rural de Paranaíta Ivan Moreno de Jesus e o prefeito municipal solicitaram a intervenção da Famato.
 
O diretor de Relações Institucionais da Famato Rogério Romanini e o assessor de Relações Institucionais Edvaldo Belisário, membro titular do Conselho Estadual de Consumidores de Energia Elétrica (Concel), representaram a classe rural em reuniões com a Energisa Mato Grosso para tratar do assunto.
 
Em dezembro de 2015 a Famato se manifestou com o ofício 666360/2015 pedindo providencias da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso (AGER) no sentido de cobrar da concessionária Energisa providencias de modo a permitir a execução dos serviços de extensão de rede de energia até a Gleba São Benedito.
 
A Energisa informou a Famato por meio de oficio que a reivindicação será atendida. De acordo com o diretor Técnico Comercial da Energisa Alessandro Brum, a concessionária de energia não deixará de atender a demanda, conforme parâmetros técnicos mínimos compatíveis com as necessidades da região.
 
O presidente Ivan Moreno manifestou sua satisfação pela conquista. “Isso só foi possível com o comprometimento da Famato, por meio do diretor Rogério Romanini e do assessor Edivaldo Belisário para que a Energisa se empenhasse em sanar este problema”, disse Moreno.
 
Os produtores rurais da Gleba São Benedito receberam a notícia com grande satisfação. “Essa conquista trará qualidade de vida às famílias que residem na Gleba, além de proporcionar desenvolvimento agropecuário na região”, destacou o presidente.
 
Serão comtempladas dez propriedades rurais: Fazenda Londrina, Santa Terezinha, Cavalheiros, Correa 1, Jari, Tramontin (Retiro), Tramontin (Sede), Santa Rita de Cassia, Romana e Fazenda São Luís.
 
Usina Termoelétrica do Araguaia – Outra conquista da Famato e dos Sindicatos Rurais do Vale do Araguaia será a construção da usina termoelétrica na região. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou a operação em teste da UTE Araguaia da Eletronorte localizada no município de Querência. A autorização foi publicada no Diário Oficial do dia 16 de março. Foram liberadas as UG 1 a UG 22 que somam 23,1 MW de capacidade instalada.
 
O Sindicato Rural de Canarana realizou audiências públicas no município onde o assunto foi debatido com autoridades, sociedade civil organizada e órgãos competentes. O diretor Regional da Famato Marcos da Rosa foi quem liderou os movimentos e reuniões em Canarana e áreas adjacentes.  
 
O diretor Rogério Romanini e o assessor Edvaldo Belisário participaram de reuniões e discussões envolvendo o governo do estado e a Aneel pela construção dessa geradora de energia que vai melhorar o fornecimento na região.
 
A Famato, entidade de classe que representa 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completou 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Senar-MT e o Imea. Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Causa e efeito

         Reclamamos dos sofrimentos que nos alcançam de vez em quando e que nos tira a alegria. Muitas vezes são doenças graves com internações hospitalares. Nos questionamos...

 
 
 
 
Sitevip Internet