Notícias / Policial

16/04/24 às 15:00 / Atualizada: 16/04/24 às 15:14

Ação integrada das forças de segurança estaduais e federais desmonta garimpo ilegal em terras indígenas

Durante a ação, 22 pás-carregadeiras e 39 motores estacionários que operavam ilegalmente foram destruídos

Alecy Alves | Sesp-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Ação integrada das forças de segurança estaduais e federais desmonta garimpo ilegal em terras indígenas

Foto: Assessoria Sesp

A operação integrada Ouro Viciado, realizada neste domingo (14.04) por agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária(PRF), Exército, Funai, Força Nacional, e equipes da unidades estaduais Gefron e Ciopaer, desmontou um garimpo ilegal na terra indígena Sararé, município de Pontes e Lacerda, a 448 quilômetros de Cuiabá.

Nessa ação, 22 pás-carregadeiras, 39 motores estacionários, duas britadeiras, duas bombas d'água e um gerador de energia foram destruídos. Esses equipamentos, de acordo com a apuração da Polícia Federal, operavam ilegalmente e causavam danos ao meio ambientes em área de reserva onde a exploração mineral não é permitida.  
 
Além de equipes do Grupo Especial de Fronteira(Gefron) de Mato Grosso, o Governo do Estado empregou uma aeronave do Centro de Operações Aéreas de Mato Grosso (Ciopaer) e uma da PRF, além de embarcações, para transporte das equipes às áreas de interesse operacional.



Os policiais permaneceram por três dias fazendo barreiras nas principais vias de acesso à terra indígena e incursões em áreas de mata e outros pontos atingidos pelo exploração e presença de garimpeiros na região.

As investigações são de competência da Polícia Federal.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet