Notícias / Policial

11/04/24 às 13:27 / Atualizada: 11/04/24 às 13:36

Caças da FAB interceptam aeronave oriunda da Bolívia

Após descumprirem as orientações da defesa aérea, os suspeitos colocaram fogo no avião e fugiram do local

Tenente Myrea Calazans / Agência Força Aérea

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Caças da FAB interceptam aeronave oriunda da Bolívia

Foto: FAB e PF

Na tarde desta quarta-feira (10/04), a Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nas proximidades de Rondônia, a aeronave modelo EMB-810D Seneca, matrícula PT-RQY, que ingressou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro, oriunda da Bolívia.

Sob coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE),  aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano foram acionadas no momento em que o tráfego ilícito foi detectado pela rede de radares do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (SISDABRA), tendo sido interceptado às 13h30 (horário de Brasília).

Durante a realização das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) na aeronave suspeita, foi determinada pela Defesa Aérea a realização mudança de rota e de pouso obrigatório em Cacoal (RO). Após descumprir tais determinações, o tráfego ilícito foi submetido ao Tiro de Aviso (TAV), a fim de que fossem cumpridas as ordens emanadas. Nesse momento, a aeronave interceptada optou por realizar um pouso forçado em área de difícil acesso, nas proximidades do município de Rondolândia (MT). Em solo, os tripulantes suspeitos colocaram fogo na aeronave e fugiram do local.
 
O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa
Potiguara, comentou sobre o sucesso da Operação. “É com grande satisfação que o COMAE, junto à Polícia Federal, anuncia o êxito em mais uma missão de interceptação, em que interrompemos o fluxo de uma aeronave clandestina. Isso mostra a prontidão na rastreabilidade de tudo que está entrando no Brasil”, concluiu o Oficial-General.

As ações fazem parte da Operação Ostium, interligada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública (OSP), em cumprimento ao Decreto nº 5.144 de 16 de julho de 2004.
  • Caças da FAB interceptam aeronave oriunda da Bolívia
  • Caças da FAB interceptam aeronave oriunda da Bolívia
  • Caças da FAB interceptam aeronave oriunda da Bolívia
  • Caças da FAB interceptam aeronave oriunda da Bolívia
  • Caças da FAB interceptam aeronave oriunda da Bolívia

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet