Notícias / Barra do Garças

14/03/16 às 08:46

BARRA DO GARÇAS - 'Mazzaropi' encanta e estimula estudantes a refletirem sobre a temática da violência doméstica contra a Mulher

Clênia Goreth / MPE

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Para envolver alunos e sociedade em geral na luta contra a violência doméstica, a Rede de Enfrentamento de Barra do Garças decidiu utilizar a arte como instrumento para chamar a atenção dos moradores da cidade . A ideia deu certo e mais de 700 estudantes do ensino fundamental, médio e superior lotaram o anfiteatro do município nas três sessões realizadas nesta quinta-feira (10) pela Cia Herdeiros da Arte do Estado de São Paulo.

A atração ficou por conta dos personagens Mazzaropi, Geni e Argustinho, interpretados, respectivamente, pelos atores Fernando Magno (diretor), Paola Kotaki e Renan Soares. A peça, denominada “Em briga de Marido e Muié... também se Mete a Colher”, retrata a estória de uma jovem caipira que se encantou por um “malandro” da cidade e larga tudo para viver ao seu lado. Durante a comédia, o irmão Mazzaropi bem que tentou alertá-la, mas não obteve êxito. Porém, não demorou muito para Geni perceber que o irmão estava certo. Vítima de maus tratos por parte do marido, ela sofria calada até que o irmão decide denunciar o fato às autoridades e trazê-la de volta à família.

“É um espetáculo hilariante pela graça e riso provocado pelos personagens caipiras, mas também muito reflexivo por apresentar temáticas que fazem parte do cotidiano brasileiro: a violência doméstica, gravidez indesejada e a dependência de álcool e drogas. Uma história que faz o público rir e se emocionar. O espetáculo é inspirado pelos lendários Mazzaropi e Geny Prado, autores como Walcyr Carrasco (personagens Crispim e Mirna) e Cidinha Dias (Tonho e Isabela”, ressaltou o diretor da peça.

Para a estudante Mariana Silva, 13 anos, a experiência de estar pela primeira vez em um teatro vai ficar para a vida toda. “Foi mágico. Adorei a peça, ri bastante, mas a mensagem que eles passaram também marcou. Acho que esse deve ser o caminho para que toda a sociedade tome consciência desse problema tão sério”, opinou.

De acordo com a presidente da Rede de Enfrentamento de Violência Doméstica Contra a Mulher de Barra do Garças e analista assistente social no Ministério Público, Annelyse Cristine Candido Santos, alunos de 17 estabelecimentos de ensino foram convidados a assistir a peça teatral.

“A definição das escolas convidadas foi feita com base no resultado preliminar da pesquisa que está sendo desenvolvida, em que apontou os cinco bairros com maior incidência de violência doméstica: São José, Vila Maria, Santo Antônio, Palmares e Centro. Priorizamos as escolas existentes nessas localidades explicou.

INAUGURAÇÃO: As comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, no município de Barra do Garças, encerram-se nesta sexta-feira (11) com a inauguração da nova sede da Delegacia de Defesa da Mulher. A solenidade será realizada às 17h.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet