Notícias / Agropecuária

25/03/24 às 15:03 / Atualizada: 25/03/24 às 15:14

Ciclo de alta na pecuária está próximo

Robson Rodrigues

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Ciclo de alta na pecuária está próximo

Mineiros (GO)

Foto: Assessoria

Desde 2022, o abate de fêmeas bovinas aumenta mês a mês, registrando crescimento histórico de quase 27% no ano passado, de acordo com dados do IBGE. Como resultado, os preços do boi gordo continuam pressionados no Brasil, mas sem a volatilidade presenciada em 2023.

Segundo o analista Hyberville Neto, da consultoria HN AGRO, diversos indicadores mostram um novo horizonte para o setor. “Apesar do abate de fêmeas continuar firme, com grande oferta de carne, vemos os preços do boi gordo cedendo, mas não despencando. Se a virada de mercado não acontecer ainda no segundo semestre, é provável que ocorra em 2025”, prevê o analista, que foi convidado pela MFG Agropecuária para um ciclo gratuito de palestras nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo.

Outra boa notícia é a firmeza das exportações. Em 2023, foram embarcadas 2 milhões de toneladas de carne in natura. Dezembro surpreendeu ao bater um recorde histórico de 208 mil toneladas e novos países aparecem disputando o produto nacional com a China. “O México está comprando mais. No ano passado, o país importou 5 mil toneladas, montante que já subiu para 7 mil toneladas apenas no primeiro bimestre de 2024”, informa o analista.

Este é um cenário promissor porque outro grande player mundial do mercado de carne bovina - os Estados Unidos - diminuiu a oferta e está com preços mais “salgados” para o produto. “No Brasil, o consumo doméstico também está absorvendo relativamente bem o excedente de carne gerado pelos abates de matrizes”, lembra o especialista.

 Confinamento será importante

“O confinamento, hoje, pode ser uma importante para o pecuarista liberar pasto para categorias mais jovens na fazenda”, avalia Neto. Esta estratégia permitiria estocar maior volume de bezerros, cuja mantença é mais barata, com vistas à esperada recuperação dos preços no próximo ano ou, no mais tardar, 2026.

No momento, o bezerro permanece com preços competitivos, oportunidade que se esvai conforme a proximidade de uma nova virada do ciclo pecuário. “Na MFG, existe a possibilidade de contratar parcerias para terminar o animal em uma das nossas seis unidades espalhadas pelos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás”, informa Vanderlei Finger, gerente geral de Compra de Gado.

Entre outros benefícios que o gerente geral apresentará no ciclo de palestras, o pecuarista ganha 200 km de frete gratuito para envio dos animais ao confinamento, acessa protocolos sanitários e de rastreabilidade sem custos extras e ainda pode oferecer seus animais a programas de carne bovina que paguem bonificações por qualidade de carcaça ou, até mesmo, exportar à Europa.

 Genética aditiva

Ainda durante os eventos, o professor José Luiz Moraes Vasconcelos, carinhosamente chamado de Zequinha, chamará a atenção dos presentes para a importância do uso da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) na reprodução do rebanho. “A IATF permite mais vacas parirem no cedo e esses bezerros têm uma melhor genética, que, lá na frente, vai gerar um maior retorno econômico, pois os animais terão melhor desempenho dentro do confinamento, com menor custo de produção por quilo de carne produzida”, explica o professor.

Calendário e locais dos ciclo de palestras da MFG Agropecuária

 
EVENTO DATA CIDADE ESTADO
Evento Regional MFG Goiânia 02/04 Goiânia GO
Evento Regional MFG Mineiros 04/04 Mineiros GO
Parecis Super Agro 09 a 12/04 Campo Novo MT
Evento Regional MFG Cuiabá 30/04 Cuiabá MT
Evento Regional MFG Tangará 02/05 Tangará da Serra MT
Confinar 14 e 15/05 Campo Grande MS
Acricorte 16 e 17/05 Cuiabá MT
Evento Regional MFG Campo Grande 27/05 Campo Grande MS
Evento Regional MFG Prudente 28/05 Presidente Prudente SP
  • Inscrições gratuitas podem ser feitas pelo WhatsApp do canal “Alô Pecuarista”: (65) 2193-8765
  • Ciclo de alta na pecuária está próximo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet