Notícias / Meio Ambiente

23/03/24 às 18:40

Primeiro eclipse lunar de 2024 pode ser visto na próxima segunda-feira (25)

Apesar de o fenômeno despertar a atenção e a curiosidade, não será perceptível ao olho nu — segundo especialista

Lívia Azevedo / Brasil 61

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Primeiro eclipse lunar de 2024 pode ser visto na próxima segunda-feira (25)

Eclipse lunar atrai a atenção de apreciadores de astronomia

Foto: Divulgação

Quem gosta de astrologia e de observar as estrelas já pode reservar a noite/madrugada de 24 para 25 de março. Neste dia, será possível acompanhar o primeiro eclipse lunar de 2024. Na astrologia, os eclipses da Lua ocorrem quando ela entra na sombra da Terra. Durante um eclipse penumbral, a Lua penetra somente na penumbra da Terra não sendo percebida com clareza a diferença em sua luminosidade, como explica o presidente da Sociedade Astronômica Brasileira, Helio Jaques Rocha Pinto.

“Será um eclipse penumbral. Por isso não deve ser perceptível ao olho nu. Apenas equipamentos devem ser capazes de registrar a mudança de brilho da lua”, destaca.

Mas nem todo mundo conseguirá ver esse fenômeno de forma simples: “Será visível — por equipamentos — na metade oeste do Brasil, quase a mesma área do Brasil que seria espanhola no Tratado de Tordesilhas”, informa Helio Jaques Rocha Pinto.

Nesse momento, a Lua pode parecer um pouco mais escura do que o normal, por isso não são todas as pessoas que conseguem ver diferença entre o evento penumbral e uma Lua cheia comum. Em algumas situações, o fenômeno nem sempre será visto em todas as regiões da Terra. 

Para os interessados, guardem bem essa data: o primeiro Eclipse Lunar de 2024 acontece no dia 25/03, às 04h13 (horário de Brasília).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet