Notícias / Agropecuária

12/03/24 às 14:45

Pecuária de baixo carbono já é realidade em Mato Grosso

Com o uso de tecnologias inovadoras e foco na gestão, fazendas têm reduzido significativamente a pegada de carbono na atividade. Caso real será apresentado em Rondonópolis, no dia 15 de março

Cairo Lustoza

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Pecuária de baixo carbono já é realidade em Mato Grosso

Foto: Assessoria

Ano após ano, a sustentabilidade vem ganhando cada vez mais importância na pecuária. Impulsionada pelos consumidores e abraçada pelos frigoríficos, esta demanda hoje se tornou um diferencial competitivo na atividade, estratégia já percebida por muitos pecuaristas no estado do Mato Grosso.
 
A redução na pegada de carbono - número obtido a partir da divisão das emissões da produção pelo volume de carne produzido -, tem sido possível graças ao uso de práticas e tecnologias inovadoras, além de foco na gestão em campo. Os resultados têm chamado a atenção: em muitas propriedades, a pegada de carbono medida já é menos da metade da média observada na pecuária nacional.

Um exemplo real desta transformação será apresentado no próximo dia 15 de março, durante a primeira etapa do 11º Simpósio Nutripura, que acontece na fazenda Santa Maria, em Rondonópolis. A propriedade, que é altamente produtiva, atingiu na safra 22/23 uma pegada de carbono 16.7 quilos de CO2 equivalente por quilo de carcaça, um número muito inferior à média nacional, hoje em torno de 60 quilos.

A fazenda deve melhorar ainda mais este índice na safra 23/24, quando espera reduzir a sua pegada de carbono para 14.2 quilos de CO2 equivalente por quilo de carcaça. Os resultados estão diretamente ligados às estratégias definidas em conjunto com os consultores da Nutripura e à introdução da tecnologia KonectPasto, voltada ao monitoramento de pastagens, em duas novas áreas da propriedade.

Todas as soluções desenvolvidas pela empresa serão apresentadas no evento, assim como a fórmula para transformar a pecuária convencional em uma atividade muito mais sustentável, produtiva e rentável.

Em 2024, além de Rondonópolis o simpósio passará por mais quatro cidades de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo três dias de campo: Campo Novo do Parecis (13/04), Pontes e Lacerda (10/05), São Gabriel do Oeste (14/06) e um evento de encerramento com a presença de palestrantes de peso como o escritor Augusto Cury, o empresário Jorge Nishimura (sócio da Jacto) e o consultor Marcos Jank, marcado para os dias 4 e 5 de julho, em Cuiabá. As inscrições  para todas as etapas já estão disponíveis através do site nutripura.com.br/simposio.
 
Programação etapa Rondonópolis:
Recepção – Café da Manhã (6h30)
1) Vitrine Tecnológica;
2) Boas vindas, apresentação e Planejamento da Fazenda Santa Maria – Flávia Cutolo, Lainer Leite e Paulo Detogni;
3) Integração Lavoura-Pecuária em áreas com baixa textura de solo – Felipe Coral e Pedro Campanili;
4) Como melhorar os resultados da Recria através do uso de Nutrição de Precisão? – Flávio Portela;
5) Uso de tecnologias que facilitam e otimizam o manejo das pastagens – Sila Carneiro, Caio Macret;
6) Como melhorar os resultados da engorda, através do uso de tecnologias e de ferramentas inovadoras; Leandro Martins e Guilherme Carrijo
7) Pecuária sustentável : O caminho percorrido pelas fazendas mais produtivas, lucrativas e sustentáveis. Fernando Ongarato, Reginaldo Nassar e Luciano Resende.
  • Pecuária de baixo carbono já é realidade em Mato Grosso
  • Pecuária de baixo carbono já é realidade em Mato Grosso
  • Pecuária de baixo carbono já é realidade em Mato Grosso
  • Pecuária de baixo carbono já é realidade em Mato Grosso

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet