Notícias / Negócios

10/03/16 às 19:57 / Atualizada: 10/03/16 às 20:08

NOVOS INVESTIMENTOS - MT Fomento será transformada em Desenvolve MT

Nova agência ampliará linhas de crédito e terá foco na atração de investimentos

Maíza Prioli/Sandra Amorim / Sedec-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A Agência de Fomento de Mato Grosso (MT Fomento) será transformada na Desenvolve MT, que terá as competências e atribuições ampliadas. Na área de crédito a nova agência vai atuar fortemente com linhas de financiamento para micro e pequenas empresas, incluindo oferta à agricultura familiar, e para prefeituras. Também passa a ter seu escopo de gestão voltado para prospecção e atração de novos investimentos para Mato Grosso, além de participação em investimentos.

O projeto foi apresentado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, durante o workshop sobre Governança Corporativa, realizado nesta quinta-feira (10), em Cuiabá. O Projeto de Lei está na Casa Civil e deverá seguir para apreciação da Assembleia Legislativa ainda neste mês. A mudança no escopo faz parte do plano de gestão estabelecido pelo governador Pedro Taques.

Segundo Paludo, no âmbito do crédito o objetivo é fomentar as linhas já existentes e criar novas com condições atrativas. Além disso serão desenvolvidas linhas de crédito voltadas para pequenos e médios empreendedores; inclusive do setor rural, como a agricultura familiar. O secretário adiantou que os juros médios ficarão em torno de 6,5%, bem inferior à taxa média de 14% praticada pelo mercado.  

Também será oferecida linha de crédito para prefeituras, que poderão acessar recursos por meio da Desenvolve MT para investir em projetos de infraestrutura, por exemplo.

A agência também trabalhará na prospecção e atração de novos investimentos, por meio de interlocuções com investidores, apresentação das potencialidades de Mato Grosso em feiras e eventos de negócios. No receptivo de empresários dará apoio aos potenciais investidores na interlocução com órgãos públicos, com o objetivo de facilitar o processo de tomada de decisão e de implantação de novos empreendimentos no Estado.

A Desenvolve MT também prestará apoio aos empreendedores na identificação de locais para implantação de empresas levando em conta as necessidades de suas atividades, como mão de obra, infraestrutura, mercado consumidor, entre outros. Também incentivará as exportações dos produtores mato-grossenses e dará a articulação com os municípios visando identificar oportunidades e entraves para atração de novos investimentos.

Já em relação a investimentos com participação do Estado, o foco é fazer com que Mato Grosso seja investidor e tenha participação em novos investimentos instalados no Estado, a exemplo do BNDESPAR.

Para o desenvolvimento deste trabalho três diretorias atuarão dentro da estrutura da Desenvolve MT: Diretoria de Prospecção e Projetos, que ficará responsável pela atração de investimentos. Diretoria de Finanças e Gestão, que cuidará das participações e gestão e, por fim, a Diretoria de Desenvolvimento e Crédito, que ficará a cargo das operações de crédito.

A Desenvolve MT herdará a estrutura já existente da MT Fomento. Para efetivar sua criação será necessário alterar a legislação vigente da atual agência. O Projeto de Lei está na Casa Civil e deverá seguir para apreciação da Assembleia Legislativa ainda neste mês.

“Temos o desafio de atrair novos investimentos para Mato Grosso e para isso precisamos consolidar o Estado como sinônimo de oportunidades e novos negócios. Precisamos ir além de fomentar e por isso resolvemos dar um novo escopo para a MT Fomento, transformando-a em Desenvolve MT, abrindo seu leque de trabalho e como o nome já diz, trazendo desenvolvimento para Mato Grosso”, disse Paludo.

“Temos o desafio de promover a melhoria do ambiente de negócios no Estado; ampliar a captação de recursos para novos investimentos e consolidar Mato Grosso como sinônimo de oportunidades de negócios”, completou o secretário.

Agências de Fomento -As agências de Fomento e/ou Desenvolvimento são instituições financeiras não bancárias, regulamentadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN) por meio da resolução nº2.828/2001, que possuem entre outros objetivos cessão de crédito; financiamento de capitais fixo e de giro associado a projetos; promoção e divulgação, junto com investidores potenciais, de oportunidades e projetos econômicos de interesse do Estado e prestação de serviços de administrador de fundos de desenvolvimento, entre outros.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet