Notícias / Agricultura

16/02/24 às 09:38

Rally da Safra avalia soja de ciclos médio e tardio no leste mato-grossense

Trabalho em campo será determinante para nova revisão de safra no estado

Carol Silveira

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Rally da Safra avalia soja de ciclos médio e tardio no leste mato-grossense

Técnicos do Rally da Safra avaliam lavoura de soja

Foto: Divulgação/Rally da Safra

Um dos estados mais afetados pela quebra da safra de soja, o Mato Grosso volta a integrar o roteiro do Rally da Safra. Técnicos irão avaliar as lavouras do estado pela terceira vez desde o início da expedição, agora no leste mato-grossense. A partir de hoje, sexta-feira, dia 16, serão percorridas lavouras de ciclos médio e tardio nas regiões de Sinop, Gaúcha do Norte, Canarana, Querência, Confresa, Caseara e Alvorada (TO), com encerramento da etapa em Brasília no dia 23. Paralelamente, outra equipe deixará Cuiabá para avaliar áreas em Nova Xavantina, Canarana, Querência, Vira Rica no MT e Redenção (PA, concluindo os trabalhos em Palmas (TO) no dia 22.

As atividades em campo no Mato Grosso começaram no dia 12 de janeiro, com duas equipes na região oeste para avaliar a soja precoce e, também, a da BR 163. Já no dia 27, a região sudeste recebeu outras duas equipes. “Constatamos alta infestação de mosca branca e percevejo, principalmente nas áreas de soja precoce das regiões oeste e médio-norte do estado”, relata Gildomar Lindemann, analista de safra. Cresceu 40% a incidência de percevejo nas amostras coletadas pelos técnicos e 29% a de mosca branca, em relação à safra passada.

Lindemann explica que tem chovido regularmente no Mato Grosso, mas sem atrapalhar colheita, possibilitando aos produtores retirar a soja do campo e implantar a lavoura de milho segunda safra. “As avaliações na região leste serão determinantes para novas revisões de safra no estado”, afirma. A produtividade média pré-rally no Mato Grosso, estimada pela Agroconsult, organizadora do Rally da Safra, é de 52,5 sacas por hectare (contra 63,8 sacas por hectare na safra passada).

“Este é mais um momento importante da safra para avaliarmos as áreas de soja no Mato Grosso. Procuramos fazer amostras das lavouras com a colheita em andamento, de preferência com 20% a 50% das áreas colhidas, obtendo assim um quadro melhor da situação e considerando as diferenças entre as lavouras e as diferentes épocas de plantio”, diz o coordenador da expedição, André Debastiani.

Tecnologia ajuda trabalho de campo

Para planejar o Rally da Safra e definir as rotas, são utilizadas imagens de satélite de cada região. No dia a dia, os técnicos fazem o levantamento quantitativo e qualitativo das lavouras escolhidas aleatoriamente. No quantitativo, analisam os componentes de rendimento da soja, contando os números de plantas, de vagens por planta e de grãos por vagem para ter uma visão do comportamento das lavouras em cada região, levando em consideração o ciclo do cultivar, ou seja, as variedades prontas para colheita e outras que ainda precisarão de mais tempo. O peso e a umidade dos grãos também são fundamentais para estimar a produtividade.

Já o levantamento qualitativo incluí a análise de pragas, doenças, o uso do plantio direto e outros indicadores que auxiliam a compor a estimativa de safra. A metodologia consolidada em 20 edições do Rally permite voltar a campo anualmente e entender o cenário para fazer a estimativa de safra.

A 21ª edição do Rally da Safra tem patrocínio do Santander, OCP Brasil, BASF, Credenz, Soytech, Biotrop, Serasa Experian e JDT Seguros. As áreas visitadas respondem por 97% da área de produção de soja e 72% da área de milho.

Mais de 80 mil quilômetros serão percorridos em 13 estados (MT, RO, GO, MG, MS, PR, SC, SP, RS, MA, PI, TO e BA) para avaliar as condições das áreas de soja durante as fases de desenvolvimento das lavouras e de colheita até 24 de março. Outras seis equipes avaliarão as lavouras de milho segunda safra em maio e junho.  Entre os meses de abril e maio, técnicos da Agroconsult e das empresas e marcas patrocinadoras visitarão produtores rurais nas regiões da BR-163, no Mato Grosso, no Sudoeste de Goiás, no Planalto do Rio Grande do Sul e Oeste do Paraná. No mesmo período serão realizados eventos técnicos em Não-Me-Toque (RS), Cascavel (PR), Rio Verde (GO) e Luís Eduardo Magalhães (BA).

Nesta edição o Rally participa dos principais eventos do agronegócio: Show Rural, em Cascavel, ExpoDireto, em Não-Me-Toque (RS); Show Safra, em Lucas do Rio Verde (MT) e Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet