Notícias / Indígena

16/02/24 às 08:54

Mutirão da Justiça Eleitoral atenderá aldeias indígenas e distrito de Campinápolis

Nara Assis

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Mutirão da Justiça Eleitoral atenderá aldeias indígenas e distrito de Campinápolis

Foto: Assessoria

Entre os dias 19 de fevereiro e 19 de março, a 26ª Zona Eleitoral realizará uma série de mutirões para atender a população do distrito de São José do Couto e em cinco aldeias indígenas, todos localizados no município de Campinápolis. Serão contemplados moradores e moradoras das aldeias Campinas, Aldeiona, São Pedro, Santa Clara e Estrela, que abriga a etnia xavante. Ao todo, devem ser atendidas mais de duas mil pessoas.

 O atendimento terá início no distrito, no próximo dia 19, e ocorrerá na Escola Municipal do São José do Couto, até o dia 23 de fevereiro. O horário será das 8h às 17h. Em seguida, o mutirão ocorrerá na aldeia indígena Campinas, entre os dias 26/02 e 1°/03; na terra Aldeiona, de 04 a 08/03; na aldeia São Pedro entre os dias 11 e 13/03; na aldeia Estrela, nos dias 14 e 15/03; e no território indígena Santa Clara, será dias 18 e 19/03. Os horários também serão das 8h às 17h.

 O objetivo é facilitar o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral à população que vive longe das cidades em que há postos de atendimento. No caso do distrito de São José do Couto, por exemplo, a distância até o Cartório Eleitoral, com sede em Nova Xavantina, é de 310 km. Já até o posto de atendimento de Campinápolis, são 180 km. Só nesta localizada, a estimativa é que sejam atendidas cerca de 700 pessoas.

 Já entre as aldeias, a mais distante do posto de Campinápolis é a Aldeiona, com 85 km. Em seguida, vem Campinas com 73 km, Estrela com 68 km, São Pedro com 60 km e, por último, Santa Clara com 35 km de distância. A expectativa é que sejam realizados mais de dois mil atendimentos, somando as cinco terras indígenas.

 Serão oferecidos diversos serviços, com coleta de dados biométricos, como alistamento (1º título eleitoral), transferência de domicílio eleitoral, regularização da situação, emissão de certidões, entre outros.

 A realização da série de mutirões conta com o apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura de Campinápolis.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet