Notícias / Cultura

10/03/16 às 16:25

Circula MT - Secretaria lança programa de interiorização da cultura

Serão mais de 160 espetáculos e ações dos segmentos da música, teatro, circo, dança, audiovisual e artes visuais, realizadas nos próximos quatro meses, em mais de 40 municípios do Estado.

Assessoria SEC

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Circula MT - Secretaria lança programa de interiorização da cultura

Leandro Carvalho

Foto: Andréa Lobo / Gcom

Após seleção pública realizada no segundo semestre do ano passado, a Secretaria de Estado de Cultura lança o programa Circula MT. São 31 projetos selecionados para a realização de ações culturais e educacionais em toda as regiões do Estado, levando artistas a teatros, praças, escolas, centros culturais, glebas, quilombos e aldeias, em mais de 40 municípios. Água Boa é um deles. 
 
A iniciativa vem de encontro a um dos principais anseios dos artistas mato-grossenses de ampliar o alcance de sua produção a novos públicos, proporcionando o acesso gratuito a bens culturais em regiões com pouco, ou nenhuma, oferta cultural. O programa também prevê, em cada etapa, oficinas de capacitação e outras ações de formação, movimentando diversos segmentos e democratizando o acesso à cultura em todo o território mato-grossense.
 
“Existe boa e farta produção de espetáculos esperando a oportunidade de ganhar vida novamente e chegar a novos municípios. Reafirmamos nosso compromisso com a democratização do acesso a cultura e a urgente necessidade de atingir os extremos de nosso Estado”, afirma o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho.
 
As ações tiveram inicio no mês de fevereiro de 2016. Já estão em curso a exposição “Eqüevo”, de Luis Segadas, as oficinas musicais “Conexões”, de Wellington Berê, o projeto “Tchapa e Cruz”, do rapper Linha Dura e o Mato Grosso Imersivo, de Julian Zito. Este último, apresentado em escolas de Diamantino, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, amplia as sensações do audiovisual, exibindo produções mato-grossenses de animação dentro de um planetário. Os alunos alcançados pelo projeto, também aprendem a idealizar filmes a partir da técnica de animação stop motion
 
De acordo com o produtor cultural Julian Zilio, que desenvolve o projeto ao lado do artista Umberto Magalhães, o Circula MT se configura como uma oportunidade de revelar seu trabalho e chegar a lugares que dificilmente teriam a chance de receber um projeto como este. 
 
“O que a gente está mostrando a essas crianças e adolescentes, é que é possível fazer cinema, utilizando recursos mínimos, basta ter entendimento sobre as técnicas. O resultado da oficina que realizamos no Distrito de Deciolândia, em Dimamantino (a 229 km de Cuiabá), foi incrível”, conta.
 
Entusiasmada, a professora Elci, se declarou emocionada com ao notar o envolvimento dos alunos. “Eles nunca tiveram uma experiência como essa. Como a gente vive na zona rural, é quase impossível que tenhamos a chance de levar os alunos para outros lugares e esse projeto é maravilhoso porque chegou até nós. E toda a comunidade escolar se integrou: pais, alunos e professores, foi um grande acontecimento”.
 
O artista Luis Segadas que leva sua exposição ainda a Rondonópolis, Sinop e Barra do Garças, também comemora a interiorização das ações culturais. “Essa abrangência dos editas, mostra realmente a vontade política de fazer algo mudar”, ressalta. Na temporada em Cuiabá, ele segue realizando coleta seletiva, oficinas, exibição de filmes e uma feira de trocas até o dia 20.
 
O músico Wellington Berê comunga da mesma opinião. “Meu projeto é o ‘Conexões’ e o nome tem muita sintonia com este edital da Secretaria de Estado de Cultura. O que estamos fazendo é exatamente isso, conectando Mato Grosso. O Estado tem grandes músicos, muitos deles, vivem no interior e poucas são as oportunidades de interação com outros profissionais. O edital percebeu esta necessidade e foi de encontra a ela, contemplando a todos nós, músicos, e público”, arremata.
 
Vale ressaltar, a programação e cobertura em tempo real de todas as ações pode ser acessada pela página exclusiva de Facebook, Circula MT, ou pelo site da Secretaria de Estado de Cultura, cultura.mt.gov.br.
  • Circula MT - Secretaria lança programa de interiorização da cultura

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet