Notícias / Agricultura

02/02/24 às 08:52

Desafios do setor alimentar passam por fertilizantes

No Brasil, mais de 65 milhões, quase 30% da população, enfrentam insegurança alimentar.

Leonardo Gottems / Agrolink

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
A fome, considerada um problema global grave, foi destacada no World Food Fórum, promovido pela FAO. Três em cada dez pessoas no mundo vivem em insegurança alimentar moderada e grave, totalizando 2,4 bilhões de indivíduos sem recursos suficientes para alimentação adequada. Globalmente, 3,1 bilhões não conseguem pagar uma dieta saudável. 

No Brasil, mais de 65 milhões, quase 30% da população, enfrentam insegurança alimentar, conforme dados da Penssan. Apesar da capacidade global de produção de alimentos, há um descompasso significativo entre produção e demanda.

Os solos brasileiros, com baixa fertilidade, limitam a disponibilidade de nutrientes cruciais para as lavouras. O adubo, seja mineral ou orgânico, é essencial como fonte de alimento para as plantas, contendo nutrientes necessários. Na produção de adubos, matérias-primas são processadas para tornar os nutrientes assimiláveis pelas plantas, mantendo composições naturais. A agricultura no Brasil está cada vez mais focada na sustentabilidade, exemplificado pela expansão do plantio direto, preservando o solo, promovendo reciclagem de nutrientes e sustentando a microbiologia do solo.

“A tendência, nos últimos anos, tem sido de crescimento no volume das colheitas. No Brasil, tivemos aumento na produção de grãos acima de 130%, com ganho de produtividade de aproximadamente 70%, enquanto a área cultivada expandiu-se pouco acima de 40%. Da mesma forma, o consumo de adubos acompanhou o fomento produtivo da agricultura brasileira, demonstrando a contribuição deste insumo no fornecimento de alimentos e na preservação ambiental.

Isso significa que estamos produzindo mais, sem a necessidade de abertura de novas áreas, ou seja, sem desmatamento. Certamente, as perspectivas podem ser cada vez melhores. Daí a necessidade de esclarecer e informar a sociedade brasileira, com base em estudos científicos, sobre a importância e benefícios das boas técnicas de adubação na produção e qualidade de alimentos”, afirmam Valter Casarin, engenheiro agrônomo e florestal, é coordenador da Iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV) e Ricardo Tortorella, economista, é diretor-executivo da Associação Nacional de Difusão de Adubos (ANDA).
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet