Notícias / Agricultura

20/01/24 às 08:31 / Atualizada: 20/01/24 às 08:41

Devido a seca a produtividade da soja no Estado é a pior em 15 anos, diz estudo

A produtividade em MT está estimada em 15%, abaixo da tendência. O pior resultado foi em 2016, quando ficou 13%

Diário de Cuiabá

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Devido a seca a produtividade da soja no Estado é a pior em 15 anos, diz estudo

A produtividade em MT está estimada em 15%, abaixo da tendência

Foto: OPioneiro

Os quatro principais estados produtores de soja têm previsão de quebra de safra em razão da seca, aponta a EarthDaily Agro EarthDaily Agro, empresa de sensoriamento remoto com uso de imagens de satélites.

Ao observar a tendência dos últimos 15 anos, a empresa projeta redução na produtividade da soja em Mato Grosso, em Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Mato Grosso, maior produtor do país, revela a pior projeção do período.
 
A EarthDaily Agro estima a safra brasileira de soja em 149,2 milhões de toneladas.

“E mesmo com uma estimativa bem inferior à da Conab e USDA, continuamos com o viés de baixa”, afirma Felippe Reis, analista de safra da empresa.

“Em Mato Grosso, o índice de vegetação (NDVI), que possui alta correlação com a produtividade, apresenta evolução muito ruim.

Após dois anos de resultado acima da tendência, o NDVI traz uma curva mais acentuada e desfavorável do que nas temporadas de 2015/16 e 2012/13, quando houve quebra de safra”, explica Reis. Com isso, os dados indicam que a quebra da safra em Mato Grosso seja a pior dos últimos 15 anos.

“A produtividade no Estado está estimada em 15% abaixo da tendência. O pior resultado foi em 2016, quando ficou 13% abaixo da tendência”, diz o analista.

Para o ciclo atual, a EarthDaily Agro estima 52,12 sacas por hectare (na safra passada foram registradas 62,88 sacas/hectare).

Já em Goiás, a produtividade está projetada em 7% abaixo da tendência dos últimos 15 anos.

O pior resultado ocorreu em 2015 quando ficou 19% abaixo da tendência (em 2016 ficou 5% abaixo da tendência).

Para a safra atual, a projeção é de 60 sacas/hectare (em 2023 foram 65 sacas/hectare).

A seca e queda da umidade do solo tem impactado o desenvolvimento das lavouras em Mato Grosso do Sul.

A estimativa atual é de 57,7 sacas/hectare (na safra passada foram 62 sacas/hectare).
Há previsão de retorno das chuvas e consequente aumento da umidade, mas é preciso monitorar se isso irá acontecer a tempo de alterar esse cenário.

No Paraná, a produtividade encontra-se 2% abaixo da tendência (considerando o período de 15 anos).

“Atualmente, o NDVI está em patamar mais baixo do que em 2019 (10% abaixo da tendência), o que permitiria uma posição ainda mais pessimista. Para o ciclo atual estimamos 57,83 sacas/hectare, sendo que, em 2023, foram 64,3 sacas/hectare)”, aponta Reis.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet