Notícias / Água Boa

15/01/24 às 20:15

No dia do compositor, autor relata como foi a criação do Hino de Água Boa

Cristiane Cândido | Ascom - AB

Imprimir Enviar para um amigo
No dia do compositor, autor relata como foi a criação do Hino de Água Boa

Foto: Ascom - AB

Água Boa comemorou seus 47 anos em 2022, e como presente o município ganhou na época um hino oficial. A letra e a melodia foram escolhidas por meio de um concurso público realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer em 2021 e são da autoria do compositor Marcus Vinícius da Silva.

Como na data de hoje, 15 de janeiro, é comemorado o Dia do Compositor, nada mais justo que conhecer um pouco mais sobre a história da composição do nosso hino e do seu autor.


Sobre o compositor

Marcus Vinícius da Silva nasceu em Jussara, Paraná, em 1984, se mudou para Rio Verde, Goiás aos 5 anos de idade e veio para Água Boa em 1992. Desde a infância esteve ligado a questões artísticas e culturais com forte interesse em teatro e música. 

Por volta de 12 anos de idade entrou para a primeira formação da banda municipal de Água Boa com o comandante Átila Rodrigues, na percussão, e depois aprendeu a tocar trombone de vara. 

Ainda na adolescência aprendeu a tocar violão, cantou no coral da Igreja Católica e em seguida começou a compor marchinhas de carnaval, jingles de campanha políticas, paródias de gincanas escolares entre outras. 

Atualmente participa da banda municipal sob a regência do Maestro Billy Brasil e atua em teatros.

Em dezembro de 2023, Marcus recebeu moção de aplausos, indicado pelo vereador Léo. 
Marcus é hoje o atual gerente administrativo e penal da Penitenciária Major Zuzi Alves da Silva.


Sobre o Hino de Água Boa

O autor informou que essa não foi a primeira versão do hino da cidade, pois o concurso teve dois editais, sendo que da primeira vez nenhuma letra foi escolhida e posteriormente um novo edital foi aberto. 

Marcus chegou a pensar em não participar da segunda vez, afinal tinha sido muito difícil o processo de criação. “Na primeira vez eu fiz a letra em cima de uma melodia, pois é assim que os músicos fazem, e talvez por isso eu tenha pecado porque em um hino é preciso começar pela poesia, e musicalizar uma poesia é muito mais difícil”, explicou.

O compositor explica que o processo de criação seguiu uma ordem cronológica, começando pela chegada do desbravador Norberto Schwantes em solo bravio e a criação da cidade e dos municípios vizinhos, além de usar referências geográficas (coração do Brasil), regionais e culturais como a Serra do Roncador, que é conhecida mundialmente. 

Ao falar sobre agricultura, é citado as matas e os arrozais, já que essa é uma lembrança de infância do compositor, quando seu pai era gerente de uma grande fazenda e ele menino via as grandes máquinas derrubando as árvores que deram lugar às plantações de arroz que impulsionam a economia da região naquela época. 

Outro ponto abordado é a questão desta terra ser orgulho dos nativos indígenas que aqui estavam e formaram uma união promissora com os aventureiros que chegaram. E continua abordando a importância da agricultura, do gado, da lavoura e dos grãos enriquecidos para o desenvolvimento do município. 

“Acho muito interessante o fechamento da música, quando falamos do Araguaia e não podia deixar de falar, pois a cidade está nesta posição geográfica, sendo o coração do Brasil. Então foi um hino construído a partir de diversos elementos, desde a colonização, as referências geográficas, culturais, regionais, políticos, econômicos, até findar ressaltando que a cidade prospera aqui no Vale do Araguaia”, comentou Marcus.


Conheça o Hino Municipal de nossa cidade:
 
HINO MUNICIPAL DE ÁGUA BOA-MT 
Autor, Letra e Música: Marcus Vinicius da Silva
 
Esculpida em exuberante cerrado 
Por desbravador em solo bravio 
Nasce uma cidade, ergue-se um legado 
No coração do Brasil 
 
Alegra-te majestoso Roncador 
Brade o teu grito destemido 
Surge em terras tuas, uma rara flor 
E o vale brilhou engrandecido 
 
E és tu Água Boa 
Ó aclamada Água Boa 
Eternamente teu nome ressoa 
Minha paixão, minha amada Água Boa 
 
Entre matas e arrozais grandiosos 
Hasteaste tua bandeira com clamor 
No leste mato-grossense, em tempos ditosos 
Floresceste nas mãos do agricultor 
 
Orgulho do aventureiro e dos nativos 
Formaste união promissora 
Do gado e das lavouras, teus grãos enriquecidos 
Forjaste do agro, geração vencedora
 
E és tu Água Boa 
Ó aclamada Água Boa 
Eternamente teu nome ressoa 
Minha paixão, minha amada Água Boa 
 
Cravaste no centro-oeste teu brasão 
Simbolizando um marco de glória 
És tu Água Boa, cidade coração 
Tornando celeiro desta história 
 
E és tu Água Boa 
Ó aclamada Água Boa 
Eternamente teu nome ressoa 
Prosperidade agora ecoa 
No Araguaia teu povo grita 
Que és benquista 
Ó Água Boa 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet