Notícias / Água Boa

12/01/24 às 12:12

Sala do Empreendedor de Água Boa tem crescimento no atendimento de 124%

Sala do Empreendedor de Água Boa tem crescimento no atendimento de 124%

Foto: Ascom - AB

A Sala do Empreendedor finalizou o exercício de 2023 com 8.008 atendimentos exclusivos ao MEI e ME do município de Água Boa. Em comparação com o ano anterior, 2022, o crescimento foi de 124% no número de atendimentos, totalizando 1.580  CNPJs diferentes. Este número de empresas atendidas representa 60,5% dos MEIs estabelecidos no município.  Esta relevância dos números mostra o comprometimento da gestão atual no apoio ao empreendedorismo local.

Outra importante constatação deste crescimento empreendedor foi o número de formalizações  de MEIs que somaram 303 novos empreendedores locais. A participação do MEI no cenário econômico é importante por dois aspectos. Primeiramente pela inclusão social do indivíduo, que anteriormente trabalhava como autônomo, mas não contribuía de forma legal para a previdência social, e num segundo momento, para lhe abrir portas para o mercado principalmente na contratação de bens e serviços de empresas locais e regionais que, obrigatoriamente, exigem que o empreendedor contratado emita uma Nota Fiscal. Essa oportunidade de expansão do  negócio é fundamental para o crescimento da empresa.

O papel da Sala do Empreendedor extrapola o atendimento básico de uma simples emissão de DAS ( Documento de Arrecadação do Simples) ou emissão de uma Nota Fiscal. Nosso propósito é orientar o empreendedor nas melhores práticas de gestão do seu negócio para que possam crescer de forma organizada e, no momento em que sua atividade já não comporte mais o porte do Microempreendedor Individual, migrem para o porte de Micro Empresa (ME) com conhecimento da estrutura gerencial da sua empresa na palma da mão.

Um outro fator que contribuiu muito para o acesso à Sala do Empreendedor foi o Programa de Microcrédito Empreende Água Boa. Lançado em fevereiro de 2023, o diferencial do programa foi o juro zero, ou seja, foi uma grande  oportunidade ao MEI de ter um acesso descomplicado à uma linha de crédito sem pagar juros. No total, o programa colocou no mercado mais de 500 mil reais em novos recursos, impulsionando seus negócios e a economia local.

É importante destacar também o volume de negócios que o MEI representa no município. Somente pela Sala do Empreendedor, foram emitidos mais de 11 milhões de Notas Fiscais no exercício, e, levando em consideração que não há obrigatoriedade para emissão do documento fiscal à pessoa física, podemos afirmar que o volume financeiro gerado pelo MEI é de três vezes mais do que o apontado em emissão de Nota Fiscal. Estes dados mostram a importância do incentivo à formalização, pois, mesmo que possa parecer que o MEI não contribui diretamente com a arrecadação municipal de forma pujante, indiretamente o montante de faturamento gerado contribui para a aquisição de bens e serviços locais que proporcionam aumento de receitas para o município.

Seguem alguns números referente ao atendimento da Sala do Empreendedor em 2023:

WhatsApp Image 2024 01 12 at 11.29.50

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet