Notícias / Água Boa

06/01/24 às 08:09 / Atualizada: 06/01/24 às 08:48

Agricultor de Água Boa perde 600ha de soja e faz novo alerta sobre estimativa de safra

Agricultor de MT faz relato importante sobre o cenário de prejuízos, dúvidas e incertezas que podem ocasionar uma crise iminente no setor agro brasileiro

Vicente Delgado / Agronews

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo

Em Água Boa (MT) o agricultor Jonas José Apio nos traz uma visão direta e franca sobre a realidade que enfrentou em seu talhão de 600 hectares de soja plantados entre 5 e 8 de dezembro de 2023. A triste constatação de que a cultura não vingou devido a uma sequência de 34 dias de sol, seguidos por 14 dias sem chuva, ressalta as complexidades e imprevisibilidades da agricultura, onde o fator clima é um protagonista importante.

Esta não á a primeira vez que o agricultor se manifesta, no final de dezembro do ano passado, Jonas, foi um dos primeiros produtores a alertar sobre a possibilidade de uma quebra significativa na próxima safra de grãos (clique aqui pra ver seu desabafo). Desta vez, em sua análise, toca em um ponto crucial para a economia brasileira: a produção de soja. Com base no cenário atual e nas estimativas de analistas, ele calcula uma possível quebra na produção nacional. Considerando a colheita expressiva de 154 milhões de toneladas no ano anterior, a redução projetada de 20%, devido a fatores climáticos adversos, resultaria em um total de 120 milhões de toneladas.
 
Agricultor de MT perde 600ha de soja e faz novo alerta sobre estimativa de safra

No entanto, Jonas traz à tona uma dúvida pertinente sobre o aumento de área plantada. Enquanto os analistas sugerem um acréscimo de 2 milhões de hectares para a safra 2023/2024, o agricultor mato-Grossense questiona a viabilidade dessa projeção. Ele suspeita que, na prática, esse aumento pode ser mais conservador, em torno de 1 milhão de hectares, devido a situações em que produtores já destinaram suas terras de soja para o milho safrinha e diversos outros talhões permanecem sem cultura. “Vários produtores já direcionaram seus talhões, que eram para ser cultura de soja, já plantaram safrinha e tem muitos talhões aqui no Mato Grosso que estão em terra nua, ainda sem nenhum nenhuma cultura.“, avalia Jonas.

A dor compartilhada e a fé renovada

Os números ganham destaque na análise de Jonas, que calcula o impacto dessa quebra na produção. Adotando uma perspectiva otimista de 50 sacas por hectare, ele projeta um adicional de 3 milhões de toneladas provenientes dos 2 milhões de hectares extras. Essa adição, somada aos 120 milhões de toneladas da projeção inicial, eleva a produção total para 123 milhões de toneladas. A incerteza paira sobre essa estimativa, e Jonas reconhece que sua dúvida reflete a inquietação de muitos produtores rurais em todo o Brasil.

Agricultor de MT perde 600ha de soja e faz novo alerta sobre estimativa de safra
Talhão de soja morto – Foto: Jonas Apio

Ao encerrar sua exposição, Jonas compartilha um sentimento comum entre os agricultores: a incerteza. Sua dúvida não é apenas técnica, mas também reflete a ansiedade e as preocupações da comunidade agrícola brasileira diante dos desafios climáticos imprevisíveis. No entanto, ele conclui com uma nota de esperança, lembrando a todos que, independentemente das adversidades, “Deus é bom o tempo todo“.

Aperte o play no vídeo abaixo e confira o relato do agricultor aguaboense:
 

Vídeo Relacionado

-----------------------------------------------------------------------------------

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Sérgio Pereira Bonalumi, em 07/01/24 às 17:58

    Água boa não é todo mato grosso

 
 
 
Sitevip Internet