Notícias / Acidentes

23/12/23 às 23:10 / Atualizada: 23/12/23 às 23:20

Avião monomotor cai em praça e mata 5 pessoas em Jaboticabal / SP

Aeronave caiu na Praça das Jaboticabeiras, no bairro Jardim Universitário, na manhã deste sábado (23). Entre as vítimas estão três adultos, uma criança e uma adolescente.

Por Helio Carvalho, Susana Berbert

g1 Ribeirão Preto e Franca

Imprimir Enviar para um amigo
Um avião de pequeno porte caiu em Jaboticabal (SP) na manhã deste sábado (23). Cinco pessoas morreram, sendo três adultos, uma criança e uma adolescente.
 
A aeronave tinha capacidade para piloto e mais três passageiros, mas estava com um passageiro a mais.  
 
Monomotor cai em Jaboticabal (SP) e deixa mortos — Foto: Redes sociais
Monomotor cai em Jaboticabal (SP) e deixa mortos — Foto: Redes sociais
 
A queda ocorreu na Praça das Jaboticabeiras, no bairro Jardim Universitário, por volta das 9h. Depois de cair, o monomotor pegou fogo e explodiu.
 
Duas pessoas morreram carbonizadas na hora, enquanto uma terceira chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos. Não há informações sobre como ocorreram a quarta e quinta mortes. Todas elas estavam na aeronave.
 
 
Até a última atualização desta reportagem, as vítimas não haviam sido identificadas e as causas da queda não tinham sido esclarecidas.
 
"Foi uma preocupação nossa, assim que tomamos ciência desse acidente, se havia pego vítimas fora da aeronave ou edificações, mas não houve esse fato", destacou o capitão do Corpo de Bombeiros Fernando Roberto.
 
Segundo o Corpo de Bombeiros cinco vítimas morreram no acidente aéreo em Jaboticabal
 
Acima da capacidade
 
O avião era um monomotor RV-10, prefixo PT-ZVL, fabricado em 2012 e com capacidade para piloto e mais três passageiros.
 
A aeronave era da categoria experimental e tinha situação regular na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas estava com mais passageiros do que o permitido, já que as cinco pessoas que morreram estavam a bordo.
Cadastro na Anac de aeronave que caiu em Jaboticabal, SP — Foto: Reprodução
Cadastro na Anac de aeronave que caiu em Jaboticabal, SP — Foto: Reprodução
 
De acordo com apuração da EPTV, afiliada da TV Globo, no local, o monomotor saiu de Monte Alto (SP) para Fernandópolis (SP). Na volta, não teria conseguido pousar em Monte Alto e seguiu para Jaboticabal, onde caiu.
 
Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados ao local e deram início à investigação, com coleta de dados e verificação de danos causados à aeronave, ou pela aeronave.
 
"O Cenipa tem o objetivo de investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes", diz nota.
 
Acidente com avião de pequeno porte no interior de SP — Foto: Juan Silva/ Arte g1
Acidente com avião de pequeno porte no interior de SP — Foto: Juan Silva/ Arte g1

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet