Notícias / Agricultura

08/03/16 às 07:28

LEANE ALTMANN a 1ª presidente de sindicato rural

Assessoria com Diário de Cuiabá

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
A participação das mulheres na liderança dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso tem crescido nos últimos anos. Dos 89 sindicatos do Estado, atualmente quatro são presididos por mulheres e nas últimas gestões mais três ocuparam essa função.

Para homenageá-las no Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso faz uma homenagem à primeira mulher a presidir um Sindicato Rural em Mato Grosso, isso no ano de 1999, no município de Nova Mutum: Leane Simone Altmann. A presidente é casada, mãe de três filhos, cuida da casa e das atividades da fazenda. Nasceu em Carazinho (RS), é graduada em Ciências Jurídicas e Sociais e cultiva soja e milho há mais de 20 anos em Nova Mutum.

“Não era uma tarefa nada fácil, mas era prazerosa. O mesmo carinho e cuidado que dedico a minha família e a minha casa dedico aos meus companheiros produtores rurais. Sou uma mulher realizada tanto na vida pessoal como na profissional, muitas vezes penso de quanta energia tinha, acredito que levada pelo idealismo”, afirmou.

OUTROS SINDICATOS – Atualmente os sindicatos rurais de Mato Grosso que são presididos por mulheres são: Gaúcha do Norte, liderado pela produtora Neuza Cecília Wessner (gestão de 2013/2016); Chapada dos Guimarães, presidente Deusimar Muiz Lima (2014/2017); Campo Novo do Parecis, presidente Giovana Terezinha Velke (2015/2018) e Cocalinho, presidente Anita Ferreira (2016/2019). Também passaram pela liderança sindical as produtoras Cecília Stafuzza, de Matupá, no período de 2008 a 2014, e Delúbia Borges Tulha, de São José do Xingu, de 2012 a 2015.

APROSOJA/MT - Roseli Gianchini é a primeira mulher eleita diretora da entidade. Produtora em Cláudia (MT), também tem o agro correndo nas veias, filha e neta de produtores. Roseli sempre esteve a frente das questões relacionadas à atividade e a função de diretora só referendou sua posição de líder em prol das demandas do agro.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet