Notícias / Meio Ambiente

17/12/23 às 13:33

Operação Amazônia - Ação conjunta realiza 10 dias de fiscalizações ambientais na região médio-norte de MT

Trabalhos resultaram em atuações por crimes ambientais, de porte de arma e fechamento de duas carvoarias

AguaBoaNews

com Polícia Civil

Imprimir Enviar para um amigo
Operação Amazônia - Ação conjunta realiza 10 dias de fiscalizações ambientais na região médio-norte de MT

Foto: Assessoria PC

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), concluíram nesta sexta-feira (15.12), mais uma etapa da Operação Amazônia, deflagrada para fiscalização ambiental nos municípios de Itanhangá, Nova Maringá, Porto dos Gauchos e região.

Durante 10 dias de trabalhos, realizados entre 05 a 15 de dezembro, foram fiscalizadas seis áreas, resultando na confecção de quatro autos de infração, quatro autos de inspeção, quatro termos de embargo, cinco termos de apreensão, sete termos de depósito e dois termos de destruição, e a apreensão de três armas de fogo.



Em uma das áreas fiscalizadas no município de Nova Maringá, as equipes flagraram dois homens, em um acampamento improvisado na mata, em posse de uma espingarda adaptada para calibre .22 e uma arma artesanal calibre .28.

Um dos suspeitos abordados estava com mandado de prisão em aberto, expedido pela Comarca de São José do Rio Claro por tentativa de homicídio. Diante dos fatos, os dois suspeitos foram encaminhados para a Delegacia do município de São José do Rio Claro, onde foram autuados em flagrante.



Carvoarias ilegais

No município de Itanhangá, foram identificadas atividades de carvoaria irregular, desmate e impedimento da regeneração da mata nativa, resultando na apreensão de maquinários, inutilização de dois fornos utilizados na fabricação de carvão. A ação resultou na condução um suspeito para a Delegacia de Tapurah pela atuação em crime ambiental.



Durante as fiscalizações no município de Itanhangá, as equipes receberam nova denúncia de que naquela região, supostamente existia outra carvoaria irregular. Em diligências para apurar os fatos, os policiais constataram a veracidade da denúncia, porém não sendo localizado nenhum responsável pelo local.



Os trabalhos confirmaram a irregularidade da atividade de carvoaria, sendo apreendido maquinário, inutilizado sete fornos para fabricação de carvão e destruído acampamentos utilizados pelos suspeitos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet