Notícias / Agricultura

10/12/23 às 13:11

Fator clima é decisivo para safra de MT e oferta deve recuar em 8%

O milho será a cultura mais afetada. A retração prevista é 3,5 vezes maior que a prevista à produção nacional, que deve encolher 2,4%

Marianna Peres

Diário de Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Fator clima é decisivo para safra de MT e oferta deve recuar em 8%

Para o milho, são esperadas 44,89 milhões t, queda anual de 11,5%, ante o recorde da safra passada em 50,73 milhões t.

Foto: Reprodução

Mato Grosso deve colher cerca de 92,78 milhões de toneladas na safra 2023/24.

O volume apontado pelo 3º Levantamento da Safra de Grãos 2023/24, divulgado na quinta-feira (7), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), se confirmado, será 8% abaixo da oferta anterior, quando o Estado colheu quase 101 milhões de toneladas, marcando novo recorde.

A escassez de chuvas é a responsável pelas projeções.

O milho será a cultura mais afetada pelo fator clima.

A retração prevista ao Estado – que segue ainda como o maior produtor nacional de grãos e algodão – é 3,5 vezes maior que a prevista à produção nacional, que deve encolher 2,4%.

Ainda conforme os números, as três principais culturas do Estado vão recuar em produção e produtividade nesta safra.

Para o milho, são esperadas 44,89 milhões t, queda anual de 11,5%, ante o recorde da safra passada em 50,73 milhões t.

O algodão deve contabilizar cerca de 2,12 milhão t de pluma, 5,8% inferior ao saldo de 2,25 milhões t do ciclo 2022/23.

A soja também tem previsão de retração - -4,6% - e deve somar neste ciclo 43,49 milhões t contra 45,60 milhões t.

“Estamos atentos e redobraremos o monitoramento das áreas produtoras. O comportamento do clima este ano é o fator mais determinante para as culturas que estão em plantio e em desenvolvimento, em função do El Niño. Além disso, os atrasos no plantio da soja abrem incertezas para o milho 2ª safra”, diz o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Porto.

Os produtores brasileiros deverão colher 312,3 milhões de toneladas de grãos na safra 2023/24, volume 2,4% inferior ao obtido na temporada passada.

A queda na estimativa de produção neste ciclo é explicada pela baixa ocorrência de chuvas e as altas temperaturas registradas nos estados do Centro-Oeste, enquanto que no Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul, pelo excesso das precipitações.

Essas condições climáticas adversas afetaram o desenvolvimento de importantes culturas, como soja e trigo.

CULTURAS - Importante produto para o abastecimento interno, o arroz tem previsão de alta na safra de 7,5%, podendo chegar a 10,79 milhões de toneladas.

O melhor resultado é influenciado pela maior área destinada ao produto bem como uma recuperação na produtividade.

Ainda assim, o desenvolvimento da cultura, em especial no Rio Grande do Sul, principal estado produtor, tem sido afetado pelas condições climáticas adversas.

O excesso de chuvas tem gerado uma umidade excessiva no solo, o que impede a conclusão da semeadura e dificulta os tratos culturais.

Outro produto tradicional no consumo dos brasileiros, o feijão apresenta cenários diversos nas lavouras cultivadas nesta primeira safra pelo país.

Em São Paulo as condições gerais, até o momento, são de bom aspecto fitossanitário.

Os efeitos das altas temperaturas e baixas precipitações foram amenizados pelo uso de irrigação. Já em Minas, esse cenário de calor e irregularidade de chuvas trazem impactos nas operações de implantação e de manejo das lavouras.

Ainda assim, somadas as 3 safras da leguminosa a expectativa é de uma produção de 3,1 milhões de toneladas.

O clima também tem trazido impacto para a soja, principal cultura cultivada no país.

O plantio da oleaginosa continua atrasado em todas as regiões produtoras.

Em alguns estados os trabalhos de implantação da cultura ficaram próximos aos da última safra, como Paraná e Mato Grosso.

Com a irregularidade climática há a sinalização de redução da produtividade nos estados do Centro-Oeste.

Em Mato Grosso, as lavouras ainda apresentaram uma evolução satisfatória, mesmo com o pouco volume pluviométrico recebido.

Já em Goiás, Minas Gerais, Matopiba e Rio Grande do Sul, a área semeada se encontra bem abaixo do ocorrido na safra 2022/23.

No Rio Grande do Sul é devido ao excesso hídrico, e nas demais regiões é por conta da irregularidade ou falta de precipitações.

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Rafael Mews, em 10/12/23 às 16:39

    Boa tarde, com certeza esse dado foi fornecido pelo USDA, para estar tão equivocado, a realidade a campo e muito mais cruel.

 
 
 
Sitevip Internet