Notícias / Empresas

10/12/23 às 12:09

Cerca de mil mulheres participam de evento voltado ao empreendedorismo feminino

Evento promovido pelo Sebrae/MT foi realizado nesta quinta (07) no Centro de Eventos do Pantanal

Cerca de mil mulheres participam de evento voltado ao empreendedorismo feminino

‘Inteiras Para Liderar’ se consagra como o maior evento de empreendedorismo feminino do estado

Foto: Marcos Bormann

Empreendedorismo feminino, empoderamento e autoconhecimento são palavras que resumem as dicas que aproximadamente mil empreendedoras e microempreendedoras de várias cidades de Mato Grosso receberam no evento ‘Inteiras Para Liderar’. Promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), o evento realizado nesta última quinta-feira, no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), contou com palestrantes nacionais.  
 
O evento ‘Inteiras Para Liderar’ se consagra como o maior evento de empreendedorismo feminino do estado. A ação faz parte do programa ‘Sebrae Delas’ que tem o objetivo de acelerar o crescimento de empresas lideradas por mulheres, promovendo encontros com palestras que as auxiliam nessa jornada. 
 
“O ‘Inteiras Para Liderar’ é um encontro de autoconhecimento, fortalecimento empresarial e parcerias, no qual fecha o ciclo de ações realizadas neste ano pelo programa Sebrae Delas. Nosso objetivo é criar o maior ecossistema de mulheres empreendedoras mato-grossenses e essa jornada está só começando” disse a diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun. 
 
A programação contou com quatro palestras que abordaram os temas: ‘Inteligência Emocional’, com a palestrante nacional e jornalista Izabella Camargo; ‘Comunicação e Imagem’, com a jornalista mato-grossense Jaqueline Naujorks; ‘Mulheres Protagonistas - Donas de Si’, com a atriz e palestrante nacional Suzana Pires e ao final do evento, subiu ao palco Leila Navarro, com a palestra ‘Elas Fazem Acontecer’, onde a palestrante de São Paulo falou sobre o empoderamento feminino. 
 
Ela que faz palestras por todo o país, abrilhantou o evento com uma abordagem cheia de alto astral, mostrando a importância do protagonismo da mulher empreendedora para sua própria história.  ‘’Temos que descobrir e entender quem somos, amar quem nós somos, e daí servir aos outros o que temos de melhor para oferecer, porque é isso que tem graça na vida, é isso que deixa a gente feliz. E quando você é um empreendedor você tem que ter uma postura, uma conduta, ter atitude, protagonismo, proatividade, se reinventar, ter autoestima e autoconfiança. Eu acho que isso é a base de tudo’’, disse Leila. 
 
Além das palestras, o evento contou com um talk, momento de networking e happy hour para as participantes. 
 
A palestrante que abriu o evento, Izabella Camargo conta que veio trazer informações sobre a atualização da identidade feminina, para que essas mulheres empreendedoras continuem trabalhando firme, porém não se percam de si mesmas.  
 
‘’Falei para tantas mulheres que movimentam, não só negócios, mas são responsáveis por muitas vidas que elas também precisam pensar em si, na sua identidade e trouxe algumas reflexões sobre como renovar e fazer as coisas andar, movimentar os negócios sem perder saúde. Não adianta você querer ganhar o mundo se você está se perdendo de si. Então, para que todas fiquem inteiras, a gente precisa se incluir na própria agenda’’, explicou Izabella. 
 
A segunda palestrante, Jaqueline Naujorks falou sobre o desafio de inspirar outras mulheres a ocuparem seus espaços e fortalecer esse elo entres o público feminino.  
 
‘’Quem já passou e fez esse caminho tem a obrigação de jogar a corda para quem vem subindo, de abrir o caminho para quem vem chegando e de inspirar outras mulheres. Essa corrente só tende a nos fortalecer muito, em todos os âmbitos, mulheres ocupando espaços e fortalecidas em todos os sentidos, eu acho que esse é o grande objetivo de todas nós aqui. Este projeto do ‘Sebrae Delas’, é lindo e eu tenho um enorme carinho, muito respeito, e faz um trabalho que não é só sobre empreendedorismo, mas sobre economia, e também é um trabalho social e de humanidade. Isso é muito bonito de ver acontecer’’, contou. 
 
Solidariedade e Social 

Cerca de uma tonelada de alimentos não perecíveis foram arrecadados pelo evento através do ingresso social. Todos esses alimentos serão doados para a Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá (AAPOC), que ampara pacientes com diagnóstico de câncer. A ação faz parte da atuação do Sebrae/MT no âmbito Social, um dos pilares que a instituição tem um foco especial. 
 
Uma das palestrantes, Suzana Pires, atriz nacional interpretará uma paciente oncológica no filme ‘Câncer com Ascendente em Virgem’ e contou sobre o desafio e a alegria de fazer esse papel tão forte e agora participar de um evento onde a arrecadação será entregue para pacientes oncológicos.  
 
‘’Eu acho que esse trabalho (filme) veio como uma a missão mesmo. É a história real da produtora do filme. Então, quando ela teve câncer de mama, ela lidava com muito bom humor, e claro que momentos de muita tristeza também. Chegou o momento de eu raspar a cabeça, a minha entrega foi absoluta. E eu acho que essas conjunturas da vida, do universo, que eu chego para fazer um evento durante a filmagem do filme e todo o alimento arrecadado vai para um instituto que cuida de pacientes oncológicos, é um sinal divino. Não acho que seja coincidência, acho que é Deus falando que vocês estão fazendo tudo certo. Estou muito feliz de estar aqui!’’, finalizou a atriz. 
 
Sebrae Delas 

O Sebrae Delas foi lançado este ano em Mato Grosso, e, já impactou mais de 2 mil mulheres que empreendem ou querem empreender no estado. A promoção de empreendedorismo igualitário, independente de gênero, está entre os fundamentos do programa. A ação tem por objetivo promover a aceleração de empresas lideradas por mulheres, por meio da criação de espaços de formação. Os encontros realizados pelo programa Sebrae Delas trabalham temas voltados para os aspectos femininos. 
 
Três pilares são abordados pelo projeto, sendo eles o ‘Eu’, que aborda temas que a mulher precisa desenvolver como carreira, família e saúde; o ‘Meu’, que trata de questões empresariais, ideias ou abertura de negócios, conteúdos, soluções e fortalecimento ou crescimento empresarial; o ‘Nós’, que apresenta conteúdos que envolvem e conectam mulheres empreendedoras a fim de construir e fortalecer uma rede de empreendedorismo. 
 
Em apenas um ano de ações em Mato Grosso, o projeto Sebrae Delas percorreu 12 cidades em todas as regiões do estado. Além de conteúdos sobre desenvolvimento pessoal e profissional, o Sebrae/MT apresentou estratégias para a aceleração de negócios criados e geridos por mulheres. Para o próximo ciclo de ações, a expectativa é superar o número de mulheres atendidas em 2023. 
 
O Sebrae Delas já foi lançado em Cuiabá, Rondonópolis, Alta Floresta, Rosário Oeste, Sinop, Sorriso, Barra do Garças, Confresa, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra e Cáceres. Em 2024 outras cidades devem ser contempladas. 
 

‘’O projeto Sebrae Delas tem o objetivo de incentivar, apoiar e fortalecer o empreendedorismo feminino. Por isso a gente trabalha junto a essas mulheres que empreendem ou que desejam empreender, trazendo para elas capacitações, eventos, consultorias, mentorias. O evento ‘Inteiras Para Liderar veio justamente para celebrar todo esse trabalho feito durante o ano de 2023 com todas essas mulheres, além de celebrarmos o trabalho de centenas de mulheres que no dia a dia se dividem em diversos papéis: mulher, mãe, empresária, filha, irmã. E aqui elas têm esse momento de conexão entre elas, de network e de conhecimento’’, finaliza Marlei Rosa, uma das gestoras do programa no estado, e gerente de Comunicação Institucional e Eventos do Sebrae/MT. 
  • Cerca de mil mulheres participam de evento voltado ao empreendedorismo feminino

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet