Notícias / Ação Social

06/12/23 às 21:47

Grupo de Fiscalização do Sistema Carcerário de Mato Grosso recebe comitiva amazonense

Marco Cappelletti

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Grupo de Fiscalização do Sistema Carcerário de Mato Grosso recebe comitiva amazonense

Foto: Alair Ribeiro

Após 10 dias de ações com milhares de serviços realizados, cinco municípios atendidos (e 01 distrito), mais de 160 profissionais envolvidos, 40 veículos, oito caminhões/ carretas deslocadas e dezenas de milhares de cestas básicas, produtos de limpeza, calçados e brinquedos doados, chegou ao fim na terça-feira (05 de dezembro) a 5ª Edição da Expedição Araguaia-Xingu.
 
O município de Cocalinho foi o último a receber os serviços de Justiça, saúde e cidadania, oferecidos pelo Poder Judiciário de Mato Grosso e parceiros, e que levaram muita dignidade e esperança à população do baixo Araguaia mato-grossense.
 
Novos horizontes – No último dia de atendimento da expedição, o caso de uma família venezuelana recém chegada ao Brasil chamou a atenção da equipe da Expedição.
 
As irmãs gêmeas de nove anos, Juliane e Lisaine, foram levadas pelos pais para uma consulta oftalmológica no projeto. As duas nasceram com uma doença conhecida como glaucoma congênito, que pode causar o aumento excessivo do tamanho do globo ocular.
 
Juliane tem cegueira quase completa, enquanto Lisaine possui um pouco da visão, ao chegar à Expedição e constatarem a condição das duas com exames oftalmológicos, a família venezuelana então foi prontamente encaminhada para o atendimento jurídico, com a possibilidade de um pedido judicial para a realização de transplante de córneas e para o recebimento de benefício a qual as gêmeas têm direito.
 
Após o encaminhamento junto à equipe do INSS, presente na Expedição, a família venezuelana pode ficar um pouco mais tranquila, com a esperança de poder em breve dar melhores condições de vida às gêmeas.
 
Segundo o ajudante de pedreiro e pai das meninas, Jhon Manuel, a Expedição Araguaia-Xingu foi fundamental para eles. “Viemos ao Brasil para conseguir uma vida melhor para nós, para trabalhar e ajudar a nossa família que ficou em nosso país. Então viemos aqui hoje para tentar uma ajuda para minhas filhas, para que possam ver e que possam ter uma qualidade de vida melhor. Só temos a agradecer a todos vocês.”
 
O coordenador da Expedição Araguaia-Xingu, juiz José Antônio Bezerra Filho, destaca que ao tomar conhecimento da condição das gêmeas venezuelanas, prontamente conversou com a equipe no projeto para garantir todos serviços e atendimentos possíveis às meninas na Expedição.
 
“Em meia hora nós conseguimos junto à equipe médica, Justiça, Receita Federal e INSS dar o encaminhamento necessário para as duas irmãs. Isso só foi possível com o congraçamento entre instituições e a dedicação dessa equipe que muito me orgulha.”
 
“Essa foi a primeira ação que eu tive na manhã, são duas crianças com nove anos de idade, que não possuíam perspectiva alguma de ter um amparo e que em poucos minutos conseguimos ajudar. Isso é muito motivador. Estávamos no lugar certo e no momento certo. Sem a Expedição, talvez elas levariam anos ou até mesmo não conseguissem o sucesso que tiveram”, explica o coordenador do projeto da Justiça Comunitária mato-grossense.
 
“Deus nos conduz a propiciar e levar ao nosso semelhante aquilo que a gente tem dentro do coração. Isso é fazer o bem. Trazer alento, serviços, inclusão social, resultados com transparência e muita seriedade à população. Voltamos para o Tribunal de Justiça com a certeza do dever cumprido”, conclui o magistrado.  
 
Parceiros da Expedição Araguaia-Xingu 2023:  
Eixo Justiça – Tribunal de Justiça de Mato Grosso; Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso; Defensoria Pública do Estado; Ministério Público Estadual; Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso; Justiça Comunitária de Paranatinga;  
Eixo Cidadania – Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Espaço Cidadania); Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec); Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT); Receita Federal; Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Caixa Econômica Federal; Energisa; Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat); Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania; Instituto Galvan; Cartórios Extrajudiciais de Mato Grosso;  
Eixo Saúde – Prefeituras de São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Luciara, São Félix do Araguaia, Cocalinho e Canarana; Secretaria de Estado de Saúde (Programa Imuniza Mais); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT); Secretaria de Saúde Indígena (SESAI);  
Eixo Segurança – Marinha do Brasil; Exército Brasileiro; Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso; Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso; Polícia Militar de Mato Grosso; Defesa Civil;  
Eixo Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Ciência, Tecnologia e Inovação – Juizado Volante Ambiental (Juvam); Detran-MT; Secretarias de Estado (Educação; Cultura, Esporte e Lazer; Ciência, Tecnologia e Inovação); Unemat (Campus Luciara);  
Eixo Doações – Aprosoja; Bom Futuro; Studio Z; Tribunal Regional do Trabalho - 23ª Região.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet