Notícias / Ação Social

06/12/23 às 18:59 / Atualizada: 06/12/23 às 19:08

Expedição Araguaia-Xingu fecha quinta edição da caravana da Justiça, saúde e cidadania em Cocalinho

Marco Cappelletti

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Expedição Araguaia-Xingu fecha quinta edição da caravana da Justiça, saúde e cidadania em Cocalinho

Foto: Alair Ribeiro

Após 10 dias de ações com milhares de serviços realizados, cinco municípios atendidos (e 01 distrito), mais de 160 profissionais envolvidos, 40 veículos, oito caminhões/ carretas deslocadas e dezenas de milhares de cestas básicas, produtos de limpeza, calçados e brinquedos doados, chegou ao fim na terça-feira (05 de dezembro) a 5ª Edição da Expedição Araguaia-Xingu.
 
O município de Cocalinho foi o último a receber os serviços de Justiça, saúde e cidadania, oferecidos pelo Poder Judiciário de Mato Grosso e parceiros, e que levaram muita dignidade e esperança à população do baixo Araguaia mato-grossense.
 
Novos horizontes – No último dia de atendimento da expedição, o caso de uma família venezuelana recém chegada ao Brasil chamou a atenção da equipe da Expedição.
 
As irmãs gêmeas de nove anos, Juliane e Lisaine, foram levadas pelos pais para uma consulta oftalmológica no projeto. As duas nasceram com uma doença conhecida como glaucoma congênito, que pode causar o aumento excessivo do tamanho do globo ocular.
 
Juliane tem cegueira quase completa, enquanto Lisaine possui um pouco da visão, ao chegar à Expedição e constatarem a condição das duas com exames oftalmológicos, a família venezuelana então foi prontamente encaminhada para o atendimento jurídico, com a possibilidade de um pedido judicial para a realização de transplante de córneas e para o recebimento de benefício a qual as gêmeas têm direito.
 
Após o encaminhamento junto à equipe do INSS, presente na Expedição, a família venezuelana pode ficar um pouco mais tranquila, com a esperança de poder em breve dar melhores condições de vida às gêmeas.
 
Segundo o ajudante de pedreiro e pai das meninas, Jhon Manuel, a Expedição Araguaia-Xingu foi fundamental para eles. “Viemos ao Brasil para conseguir uma vida melhor para nós, para trabalhar e ajudar a nossa família que ficou em nosso país. Então viemos aqui hoje para tentar uma ajuda para minhas filhas, para que possam ver e que possam ter uma qualidade de vida melhor. Só temos a agradecer a todos vocês.”
 
O coordenador da Expedição Araguaia-Xingu, juiz José Antônio Bezerra Filho, destaca que ao tomar conhecimento da condição das gêmeas venezuelanas, prontamente conversou com a equipe no projeto para garantir todos serviços e atendimentos possíveis às meninas na Expedição.
 
“Em meia hora nós conseguimos junto à equipe médica, Justiça, Receita Federal e INSS dar o encaminhamento necessário para as duas irmãs. Isso só foi possível com o congraçamento entre instituições e a dedicação dessa equipe que muito me orgulha.”
 
“Essa foi a primeira ação que eu tive na manhã, são duas crianças com nove anos de idade, que não possuíam perspectiva alguma de ter um amparo e que em poucos minutos conseguimos ajudar. Isso é muito motivador. Estávamos no lugar certo e no momento certo. Sem a Expedição, talvez elas levariam anos ou até mesmo não conseguissem o sucesso que tiveram”, explica o coordenador do projeto da Justiça Comunitária mato-grossense.
 
“Deus nos conduz a propiciar e levar ao nosso semelhante aquilo que a gente tem dentro do coração. Isso é fazer o bem. Trazer alento, serviços, inclusão social, resultados com transparência e muita seriedade à população. Voltamos para o Tribunal de Justiça com a certeza do dever cumprido”, conclui o magistrado.
 
Parceiros da Expedição Araguaia-Xingu 2023:  
 
Eixo Justiça – Tribunal de Justiça de Mato Grosso; Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso; Defensoria Pública do Estado; Ministério Público Estadual; Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso; Justiça Comunitária de Paranatinga;  
 
Eixo Cidadania – Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Espaço Cidadania); Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec); Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT); Receita Federal; Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Caixa Econômica Federal; Energisa; Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat); Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania; Instituto Galvan; Cartórios Extrajudiciais de Mato Grosso;
 
Eixo Saúde – Prefeituras de São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Luciara, São Félix do Araguaia, Cocalinho e Canarana; Secretaria de Estado de Saúde (Programa Imuniza Mais); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT); Secretaria de Saúde Indígena (SESAI);  
 
Eixo Segurança – Marinha do Brasil; Exército Brasileiro; Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso; Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso; Polícia Militar de Mato Grosso; Defesa Civil;  
 
Eixo Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Ciência, Tecnologia e Inovação – Juizado Volante Ambiental (Juvam); Detran-MT; Secretarias de Estado (Educação; Cultura, Esporte e Lazer; Ciência, Tecnologia e Inovação); Unemat (Campus Luciara);  
 
Eixo Doações – Aprosoja; Bom Futuro; Studio Z; Tribunal Regional do Trabalho - 23ª Região.
 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet