Notícias / Policial

04/12/23 às 07:04

Bope forma 11 policiais em curso para uso de cães em operações de segurança

Agentes de segurança foram capacitados para a integração de cães no nas ocorrências policiais

Hallef Oliveira | PMMT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Bope forma 11 policiais em curso para uso de cães em operações de segurança

Foto: Assessoria PM

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar formou 11 policiais no 5º Curso de Cinotecnia Policial (CPP), nessa sexta-feira (1°.12). A solenidade de encerramento foi realizada no auditório do Comando-Geral da PMMT, em Cuiabá.

O curso tem como objetivo principal capacitar agentes de segurança para a correta utilização e integração de cães no ambiente das ocorrências policiais.

A turma do curso foi composta por policiais militares de Mato Grosso, Amazonas e Goiás, agentes da Polícia Penal, um investigador da Polícia Judiciária Civil e um militar do Exército Brasileiro.

Durante pouco mais de um mês, os alunos passaram por aprendizados teóricos e práticos sobre a operacionalidade do canil, a preparação de policiais para a condução e adestramento de cães em ações policiais, e suas complexidades e capacidades de atuação em ocorrências de grande potencial.

O coordenador de Operações do Bope, major Saulo Monteiro, explicou que o uso de cães também é uma estratégia para a segurança pública.

“A parceria entre homem e cão surge como uma resposta estratégica inigualável, e não se trata apenas de uma colaboração, mas de uma ligação entre habilidades em cenários de crises como reféns, ocorrências com artefatos explosivos, combate ao crime organizado, entre outras”, afirmou. 

O diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip) da PMMT, coronel Januário Batista, ressaltou a parceria com as policiais militares de outros Estados e das demais forças de segurança de Mato Grosso, no compartilhamento de conhecimento.

“Agradeço pela confiança à Polícia Militar e ao Bope, que é o difusor desta doutrina de operações com cães em Mato Grosso, pois sabemos que este curso se trata de mais uma ferramenta de combate à criminalidade e controle social, para transferir ao cidadão de bem a segurança necessária para se viver em sociedade”, finalizou.

Canil do Bope

Um dos pioneiros na utilização de cães como auxílio em ocorrências, o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso possui um canil com seis cães, cada um com seu condutor, e com três treinadores, responsáveis pelo condicionamento físico e treinamentos específicos para as atividades de policiamento. Os animais do Bope são da raça pastor belga de malinóis, border collie e pastor alemão.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet