Notícias / Meio Ambiente

30/11/23 às 07:51

Cuiabá registra recuo na confiança do empresário do comércio em novembro

Gustavo Oirique

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cuiabá registra recuo na confiança do empresário do comércio em novembro

Foto: Assessoria

A pesquisa de novembro que monitora a Confiança do Empresário do Comércio (Icec) na capital apresentou a segunda queda mensal consecutiva do seu índice, chegando a 113,1 pontos. O levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) mostra, ainda, uma queda de 22,5% no comparativo anual da pesquisa, quando o índice estava em 146 pontos.

O recuo observado na pesquisa local também é verificado no índice nacional, que está em retração pelo terceiro mês consecutivo, atingindo 110,3 pontos. O índice atual também está 16,4% menor que o apurado no mesmo período do ano passado (131,9 pontos).

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, explica que “a visão menos positiva dos empresários impacta nas expectativas de investimento e do futuro econômico. Porém, esse cenário pode mudar com as tendências de movimentação de consumo do fim de ano, além das expectativas positivas para a economia no estado”.

Entre os subíndices da pesquisa que mostraram as maiores diminuições no mês, destacam-se as Condições Atuais do Comércio (-3,9%) e Situação Atual dos Estoques (-3,7%). Já entre os subíndices que cresceram, estão a Expectativa da Economia Brasileira (2,6%) e a Expectativa das Empresas Comerciais (1,2%).

Wenceslau Júnior esclarece que “apesar de pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias apresentar uma melhora na expectativa de compras para este período do ano, atrelada a uma tendência de diminuição da taxa de juros, ainda é possível observar uma queda na confiança do empresário em Cuiabá, ficando mais próximo dos 100 pontos, o que separa o nível de satisfação e de insatisfação por parte dos empresários”.

Conforme análise do IPF-MT, todos os subíndices apresentaram queda na comparação anual, sendo que a queda de 50,5% nas Condições Atuais da Economia se mostrou a mais significativa e, logo depois, as Condições Atuais do Comércio, com recuo de 40,1%. As menores quedas são da Situação Atual dos Estoques, de -10,0%, e Expectativa das Empresas Comerciais, com variação de -12,7%.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet