Notícias / Saúde

06/03/16 às 17:15

Mato Grosso registra 177 casos suspeitos de microcefalia

Redação Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Distribuídos em 28 municípios, Mato Grosso registra hoje 177 casos suspeitos de microcefalia. Quatro novos casos foram notificados no período de uma semana e há o registro de quatro óbitos, como o caso um caso de Mirassol d´Oeste, onde houve a morte de gêmeos. Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Os todos os óbitos estão em investigação, aguardando o resultado de exames para confirmação das causas. Segundo a Ses, os municípios com maior número de casos suspeitos são: Rondonópolis com 77 e Cáceres com 48 casos.

Os outros registros foram em Alto Araguaia (02), Alto Garças (02), Aripuanã (01), Barra do Garças (01), Cuiabá (08), Curvelândia (02), Gloria D´Oeste (02), Guarantã do Norte (01), Itiquira (02), Jaciara (01), Jauru (01), Juara (01), Lambari D´Oeste (01), Mirassol D´Oeste (09), Nova Mutum (02), Pedra Preta (02), Peixoto de Azevedo (01), Pontes e Lacerda (01), Querência (01), Rio Branco (01), São José do Povo (02), Salto do Céu (02), Sapezal (02), Sorriso (02), Tangará da Serra (01) e Tesouro (01).

NOTIFICAÇÃO - Todos os casos suspeitos de zika deverão ser comunicados pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, às autoridades de saúde, semanalmente, em todo país. A medida foi publicada no Diário Oficial da União por meio da portaria 204, de 17 de fevereiro de 2016.

Nos casos de gestantes com suspeita de infecção pelo vírus ou de óbito suspeito, a notificação será imediata, ou seja, deverá ser feita em até 24 horas.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, Flávia Guimarães, destaca que a medida é bem-vinda. "A notificação deve ser feita às autoridades sanitárias por profissionais de saúde, visando à adoção das medidas de controle pertinentes", disse.

A mudança na notificação é resultado de uma análise criteriosa dos métodos de acompanhamento do vírus zika no Brasil. Até então, a doença era monitorada por meio do sistema de vigilância Sentinela para prestar apoio às medidas de prevenção à doença.

A zika é uma doença nova no Brasil, tendo sido identificada pela primeira vez em maio de 2015 e, como qualquer nova patologia identificada, necessita de estudos e reavaliações periódicas. (Com assessoria)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet