Notícias / Indígena

27/11/23 às 08:37

Morre a ceramista Myxai Karajá

Myxai foi grande colaboradora do MA/UFG com o acervo das bonecas ritxoko

Manuel Ferreira Lima Filho

Comunicação MA/UFG

Imprimir Enviar para um amigo
Morre a ceramista Myxai Karajá

Myxai Karajá no ofício das bonecas ritxoko.

Foto: Acervo pessoal

O Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás expressa solidariedade à família de Myxai Karajá, ceramista da aldeia de Santa Isabel do Morro, na Ilha do Bananal, pelo seu falecimento no último dia 21. Myxai era filha de Mahuederu, ambas grandes colaboradoras do Museu. Uma liderança feminina da aldeia, Tuinaki Karajá, expressou: "Myxai, assim como sua mãe, era uma das melhores ceramistas da aldeia Hawaló. No saber fazer ritxoko, ela criava representações da vida cotidiana, cosmológicas e mitológicas. Myxai ancestralizou. Que Deus conforte o coração de todos os familiares neste momento tão triste", conclui. Muitas das ritxoko do acervo do MA/UFG são de autoria de Myxai e sua mãe Mahuederu, grandes colaboradoras do Museu por muitos anos. Os Arunãs silenciaram-se. O Araguaia corre em silêncio na porta da casa de Myxai.

O MA/UFG também expressa condolências ao pesquisador associado Lucas Veloso Yabagata pelo falecimento na mesma data de sua avó materna, Terezinha Santos Veloso, e estende a solidariedade à sua família.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet