Notícias / Saúde

24/11/23 às 13:57

Novembro Azul: Unimed Araguaia foca na prevenção com a campanha “Nada é mais forte que quebrar um tabu!”

“De modo geral os homens cuidam menos de sua saúde que as mulheres. O novembro azul procura destacar a importância da prevenção para algumas das doenças mais importantes que acometem os homens."

Novembro Azul: Unimed Araguaia foca na prevenção com a campanha “Nada é mais forte que quebrar um tabu!”

Foto: Reprodução/Assessoria

O mês de novembro, dedicado à atenção com exames de prevenção ao câncer de próstata, é também um excelente momento para lembrar os homens da importância de se cuidarem. Internacionalmente novembro é marcado pelas ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem, devido ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro. 

Pensando nisso, a Unimed Araguaia, através do Espaço Viver Bem e Instituto de Oncologia do Araguaia, está convidando seus clientes para participarem de uma Palestra com o médico Urologista Dr. Jaime Vila Nova que acontecerá no dia 29 de novembro, quarta-feira a partir das 19h:30 no auditório da Unimed Araguaia. A iniciativa é estratégica para convencer os homens de que a prevenção é o melhor caminho para viver mais e melhor.

Em um ambiente preparado com muito carinho e cheio de energia positiva para todos que participarem da palestra, haverá orientações práticas a manutenção da saúde integral do homem, tanto da mente quanto do corpo.

Uma ferramenta importante para a detecção precoce do câncer de próstata é o exame laboratorial chamado PSA (Antígeno Prostático Específico). O PSA é uma substância produzida pela próstata e liberada na corrente sanguínea. Quando há alterações em seus níveis no sangue, isso pode ser um sinal de problemas na próstata, como o câncer. 

No entanto, outras questões podem influenciar os resultados. Por isso, é importante que os homens, a partir dos 45 anos, façam a realização periódica do exame de PSA, associada a outros exames clínicos.

O câncer de próstata é uma das principais causas de morte entre os homens, mas quando diagnosticado em estágios iniciais, as chances de cura são significativamente maiores.

Dentro da campanha Novembro Azul, neste mês, além de informação, com o intuito de alertar os homens sobre a necessidade de cuidar da sua saúde, clientes Unimed Araguaia, acima dos 50 anos que fizerem o PSA total e o exame de sangue oculto nas fezes, estarão isentos da taxa de coparticipação.


A próstata e o câncer

A próstata é uma glândula que só os homens possuem e integra o sistema reprodutor masculino. Ela pesa de 25 a 30 gramas e está localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer de próstata ocorre quando células da próstata começam a se multiplicar de forma desordenada. Grande parte dos cânceres de próstata se desenvolvem lentamente, sem sintomas aparentes, o que justifica a necessidade dos exames preventivos. 

Em fases mais avançadas, o paciente pode sentir: vontade de urinar com maior frequência, jato urinário mais fino e dificuldade para urinar. Dores ósseas, com ênfase na região das costas, podem ocorrer em casos mais avançados devido à presença de metástases (instalação de um ou mais focos do tumor distantes do local em que ele se originou), e sinalizam que a doença evoluiu para um estágio de maior gravidade.
  • Novembro Azul: Unimed Araguaia foca na prevenção com a campanha “Nada é mais forte que quebrar um tabu!”

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet