Notícias / Policial

23/11/23 às 08:03

Bombeiros fazem curso para atuar como árbitros de Certificação Nacional de Cães

Capacitação é realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso durante esta semana

AguaBoaNews

com Assessoria | CBMMT

Imprimir Enviar para um amigo
Bombeiros fazem curso para atuar como árbitros de Certificação Nacional de Cães

Foto: Assessoria | CBM MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) está capacitando 25 bombeiros no 1º Curso de Formação de Árbitros da Certificação Nacional do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), que começou nessa terça-feira (21.11). A cerimônia de abertura aconteceu no auditório do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

Com o curso, os participantes poderão atuar como árbitro a partir do acompanhamento e análise das habilidades dos cães e de seus treinadores em provas de certificação.

O curso terá carga horária de 60 horas/aula, além do estágio prático por meio da certificação. Nessa edição, além de militares do Mato Grosso, participaram também bombeiros de Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Amapá, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Sergipe, Roraima e Pará.

A capacitação segue até o próximo dia 30, com o objetivo a formar árbitros que estejam  aptos para ser avaliadores em provas de certificação.

Durante o curso será realizada uma certificação nos dias 27, 29 e 30 de novembro de 2023, que irá servir como estágio prático para os participantes do curso, em que terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades na elaboração, planejamento e execução de provas, bem como estabelecer parcerias com binômios (cães e seus respectivos condutores). Além disso, serão fornecidos detalhamentos sobre logística, organização e questões documentais relacionadas ao processo de certificação.

Durante a cerimônia de abertura do curso, o comandante geral adjunto do CBMMT, coronel BM Ricardo Antônio Bezerra Costa, enfatizou a importância da certificação para os profissionais que atuam nessa área, uma vez que garante o conhecimento para realizar avaliações precisas.  Além disso, a formação fornece uma base sólida para que os julgadores obtenham as próprias certificações, contribuindo para o crescimento e avanço dessa prática em todo o país.

"Uma das principais vantagens do curso é que capacita os militares para que possam obter as próprias certificações em seus estados de origem, tornando o processo mais rápido e eficiente. Atualmente, as provas de certificação são centralizadas em alguns estados, o que pode dificultar a participação dos interessados. Com a formação adequada, os avaliadores estarão aptos a avaliar cães em provas de certificação, permitindo um acesso mais amplo e descentralizado", destacou o comandante geral adjunto.

LIGABOM

O Ligabom é o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, uma entidade que busca promover a integração e o aprimoramento dos bombeiros militares em todo o país. Fundado em dezembro de 2003, o órgão colegiado representa as instituições nacionalmente, por meio da união dos comandantes-gerais. A criação do conselho é um marco histórico para a classe.


 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet