Notícias / Empresas

13/11/23 às 17:58

Ações do Sebrae/MT impulsionam pequenos negócios e setor público na região Araguaia Xingu

Municípios de Novo São Joaquim, Campinápolis, Novo Santo Antônio e Alto da Boa Vista receberam edições do programa Fomenta Mato Grosso

Ações do Sebrae/MT impulsionam pequenos negócios e setor público na região Araguaia Xingu

Fomenta Mato Grosso foi realizado em quatro municípios

Foto: Assessoria

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) reuniu pequenos negócios e gestores públicos para trocas de conhecimentos e geração de oportunidades nas cidades de Novo São Joaquim, Campinápolis, Novo Santo Antônio e Alto da Boa Vista. O programa Fomenta Mato Grosso foi realizado nos municípios que fazem parte do Programa Cidade Empreendedora Sustentável para o fortalecimento e movimentação da economia local.

Os encontros gratuitos foram realizados com o apoio das Prefeituras para que os empreendedores aprendessem como ofertar produtos ou serviços para a administração pública, além de reforçar o papel da instituição nos municípios atendidos. A gerente da Agência do Sebrae/MT em Barra do Garças, Jaqueline Macedo, explica que as ações foram feitas para transformar os pequenos negócios do interior do estado.

“Como o propósito da Regional Barra do Garças é atuar como agentes de transformação na região Araguaia Xingu, estamos buscando cada vez mais proximidade com esses pequenos negócios para mostrar o que é o Sebrae/MT e o que a instituição pode fazer para impulsionar e fortalecer os pequenos. Todas as ações foram pensadas para atender os municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para transformar esses locais. Se o município cresce e evolui, todos que estão ali também vão evoluir, aumentar o faturamento e gerar empregos”, explica.

O evento realizado para mostrar aos empreendedores dos municípios que é possível prestar serviços e desenvolver atividades para a administração pública contou com a palestra do consultor empresarial e professor Cristiano Lopes. Ele ministrou sobre o tema ‘Se você quer atitude, tenha atitude’.

“A palestra tem um cunho motivacional e o objetivo de inspirar os empreendedores dos pequenos negócios a alcançar o melhor resultado, o melhor desempenho, ou seja, fazer com que eles possam enxergar a montanha lá em cima da bandeirinha o seu sonho. O primeiro passo é muito importante para tirar o empreendedor de onde ele está. Abordo sobre os cinco pilares para alcançar a bandeirinha, o sonho, lá no alto da montanha, que são: visão, atitude, propósito, resultado e paixão. E trago também histórias de empreendedores de pequenos negócios com o propósito de conectar quem está assistindo e mostrar exemplos reais de que é possível”, disse o palestrante.

A secretária de Administração de Novo Santo Antônio, Maria Aparecida, explica que o Fomenta Mato Grosso é uma importante ação para reforçar a parceria entre o Sebrae/MT e o Poder Executivo Municipal. “Essa parceria é muito importante para os empreendedores locais porque promove o crescimento de vendas no nosso município quando se trata das compras públicas. São benefícios tanto para o município quanto para os empreendedores que terão mais oportunidades de fechar negócios e aumentar o faturamento”, ressalta.

Impacto positivo

O empreendedor Antônio, de Novo Santo Antônio, esteve presente na edição do Fomenta Mato Grosso no município e disse que foi impactado pelos conteúdos apresentados nas palestras. “Eu sou dono de um pequeno negócio e pude aprender muito no encontro, com conhecimentos sobre como fazer o nosso negócio crescer, como investir no nosso potencial e também impulsionar e trazer investimentos para o município. Foi muito importante e queremos mais oportunidades como essa”, disse.

Para o empreendedor José, o ponto principal da ação foi o incentivo apresentado aos empreendedores. “Eu tenho uma microempresa aqui em Novo Santo Antônio e quero agradecer pela oportunidade porque a gente teve visão e incentivo trabalhados de forma muito grande. E foi transformador não só para mim, mas para todos os empreendedores que estiveram aqui presente”, afirma.

Outras ações

Além do programa Fomenta Mato Grosso, a Regional do Sebrae/MT de Barra do Garças realizou mutirões de atendimentos em Campinápolis, Novo São Joaquim e Nova Nazaré. A ação teve como objetivo oferecer suporte aos Microempreendedores Individuais (Meis) da região, com atendimentos sobre formalização, emissão de boletos, declaração, parcelamento e outros serviços.

O advogado Leandro Dousan foi atendido durante o mutirão em Novo São Joaquim e comentou que a experiência foi enriquecedora. “Nós viemos para receber orientação, a minha esposa é voluntária da causa animal e tem a vontade de se tornar empreendedora para atuar nessa área de forma legal. E com as orientações recebidas aqui ela pode abrir o CNPJ, ficar legalizada e dentro das regras para continuar desenvolvendo seu trabalho. Somos muito gratos à toda equipe pelo atendimento oferecido”, disse.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet