Notícias / Agricultura

13/11/23 às 17:39

Empresários de Mato Grosso expandem fronteiras e fecham contratos na missão China e índia

Comitiva de 81 empresários e autoridades mato-grossenses conquistam mercado do continente asiático na missão organizada pelo Sebrae Mato Grosso

Empresários de Mato Grosso expandem fronteiras e fecham contratos na missão China e índia

Foto: Assessoria

“Nossa empresa começou com o apoio do Sebrae e agora damos um pontapé em um diferencial para as relações internacionais”, afirma Meire Costa Marques, presidente da Amis (Câmara de Mediação e Arbitragem de Cuiabá), integrante da comitiva de 81 empresários do setor produtivo e autoridades que participam da missão China-Índia organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT). Segundo Meire, os dezesseis dias de exploração de oportunidades nos dois mercados mais dinâmicos do mundo foram um divisor de águas para a empresa. 
 
A iniciativa que tem o objetivo de estimular os empresários mato-grossenses a inserir seus negócios em mercados estratégicos e fortalecer conexões globais, teve o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso. A diretora superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, considerou a união de forças uma experiência singular para o desenvolvimento econômico. 

“Esta é uma missão singular, que envolve uma variedade de participantes que diariamente são apresentados para um leque de oportunidades e estratégias significativas para os negócios. Participar ativamente desse ambiente, especialmente como gestora do Sebrae é de extrema importância, pois isso nos permite estabelecer proximidade com instituições e empresas locais, alinhando nosso propósito institucional, que é o de construir conexões valiosas que impulsionem a inovação e o desenvolvimento de parcerias sustentáveis” pontua Lélia. 
 
O governador Mauro Mendes ressalta a importância da atuação do Sebrae/MT para fortalecer o empreendedorismo e promover a internacionalização dos negócios no Estado. “O Sebrae está de parabéns por promover esta iniciativa, trazendo empresários e cidadãos do nosso estado, com tudo bem organizado, pessoal bem assistido, recebendo material e orientações sobre as oportunidades e seminários, para aprenderem a fazer negócios com a Índia [e China] neste grande mercado, onde tem grandes oportunidades para os mato-grossenses”, falou o chefe do estado.  
 
Ao todo, o Sebrae Mato Grosso possui 25 anos de atuação com as missões técnicas. Somente neste ano, foram realizadas cerca de 50 missões (nacionais e internacionais) com a participação de mais de mil empreendedores mato-grossenses. E, nas dez missões internacionais foram levados cerca de 300 empresários para fora do país.  
 
Novas oportunidades 
 
Após resistir a ideia de viajar até o outro lado do mundo em busca de oportunidades, Meire conta que a missão a levou a patamares inimagináveis para a empresa que há 7 anos atua na solução de conflitos. Ela ressalta que teve uma orientação para que tivesse sucesso nos objetivos que traçara para a jornada rumo ao continente asiático. 
 
“Foco. Esse foi o conselho da liderança da missão que o Sebrae me deu. Eu foquei e alcancei. Consegui fechar três contratos, tanto na China quanto na Índia e isso era inimaginável para mim. A missão abre portas e horizontes, muda a forma ver o negócio, muda a forma de entender o que é diferencial para a sua empresa”, ressalta Meire. 
 
Durante a missão, a comitiva esteve na maior feira de exportação chinesa, a Exposição Internacional de Importação da China (CIIE), além de uma série de visitas técnicas voltados à diversos segmentos de tecnologia, inovação, sustentabilidade e alimentos. A delegação também participou Feira Internacional da Índia (IITF), além de reuniões técnicas e estratégicas com a Confederação das Indústrias Indianas (CII) e o com o Conselho de Promoção de Exportações de Engenharia da Índia (EEPC).  
 
A programação visa contemplar a todos os setores empresariais presentes, com isso também tiveram a oportunidade de participar do lançamento do MT Invest, uma agência de promoção e exportação do estado de Mato Grosso, em parceria com a Fiemt.  
 
O gestor de Negócios Internacionais do Sebrae/MT, Mirael Praeiro, explica que todas as ações reforçam os laços comerciais para unir o mercado estrangeiro ao mato-grossense.
 
“Para o Sebrae, em Mato Grosso, surge uma parceria fundamental com a Câmara de Comércio Índia-Brasil. Logo mais faremos um evento em Cuiabá para os nossos micros e pequenos empresários aprenderem um pouco mais sobre o mercado indiano e como exportar para esse mercado, como entrar nesse mercado. São diversas as oportunidades para o nosso Estado. Os empresários que já estão aqui, estão saindo à frente dentro dessa missão. São muitas oportunidades e o Estado de Mato Grosso só tem a ganhar com tudo isso”, conclui Praeiro.  
 
A parceria da missão na China e Índia além de contar com o Governo do Estado de Mato Grosso, também tem o apoio de instituições como a Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso), Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado), da Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado) e das seguintes Associações: de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), de Criadores de Suínos (Acrismat), de Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes (Aprofir), a de Produtores de Sementes (Aprosmat) e outras instituições.
  • Empresários de Mato Grosso expandem fronteiras e fecham contratos na missão China e índia

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet