Notícias / Empresas

10/11/23 às 21:12 / Atualizada: 10/11/23 às 21:28

Vídeo - Embrapa Cerrados e Flora do Cerrado executam cooperação técnica para pesquisa do Baru em Jussara (GO)

Canal Notícias Araguaia

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Vídeo - Embrapa Cerrados e Flora do Cerrado executam cooperação técnica para pesquisa do Baru em Jussara (GO)

Foto: Canal Notícias Araguaia

A empresa Flora do Cerrado e a Embrapa Cerrados executam ação de cooperação técnica em Jussara para pesquisa da cultura do baru, recolhendo frutos, amostras de solo, e estudo de baruzeiros, para desenvolver a cultura, atender exigências, transpor as barreiras não tarifárias, de rastreabilidade e de qualidade do produto, e assim facilitar o acesso no mercado internacional.
 
A primeira ação foi a de visitação à agro indústria Flora do Cerrado, as instalações e os produtos, depois do delicioso café servido com bolo de baru no cardápio,  depois a visitação de campo na Fazenda Água Limpa, de propriedade de Adilson de Oliveira.
 
A equipe de pesquisadores composta por Carlos Lazarini e Helenice Gonçalves/Embrapa Cerrados, Otniel Freitas/Embrapa Agroindústria de Alimentos, e Fernando Samary/Embrapa Solos, acompanhados por Edson Cunha e Wesley Machado/Flora do Cerrado, seguiram para a Fazenda Água Limpa, a menos de cinco quilômetros da cidade, observando os baruzeiros por todo o caminho, nativos em Jussara, como em todo o cerrado brasileiro.  
 
De acordo com Carlos Eduardo Lazarine da Fonseca, melhorista genético de plantas da Embrapa Cerrados, (baru e pequi), "o objetivo da Embrapa é desenvolver a cultura como um todo, antes o baru era pouco explorado, hoje já tem mercado nacional e internacional, e é preciso atender exigências para transpor as barreiras não tarifárias, de rastreabilidade, e de qualidade do produto, para que possa entrar no País".

O empresário Edson Cunha, da Flora do Cerrado, em Jussara, destaca que "é muito importante para o nosso Município, também para o cerrado, para todos onde tem o baru, ter a Embrapa como suporte e pesquisa para a gente poder ampliar essa cultura que só vem crescendo, e também para alcançar outros mercados, como o mercado europeu".

EMBRAPA CERRADOS

A Embrapa Cerrados, localizada em Planaltina-DF, é uma unidade de pesquisa ecorregional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).  Sua missão é “gerar e viabilizar soluções por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade do Bioma Cerrado, atendendo às necessidades da sociedade brasileira”.

Vídeo abaixo>>>
 

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet