Notícias / Agricultura

04/11/23 às 12:20

Plantio de soja no Brasil segue no nível mais lento desde 2015

Em Mato Grosso, falta de chuva dificultou avanço dos trabalhos de campo, deixando setor em alerta

Nayara Figueiredo

Globo Rural/globo.com

Imprimir Enviar para um amigo
Plantio de soja no Brasil segue no nível mais lento desde 2015

Foto: Wenderson Araujo/CNA

O plantio de soja alcançou 50,67% da área projetada para a safra 2023/24 no Brasil, estimou nesta sexta-feira (3/11) a consultoria Pátria AgroNegócios. O avanço percentual da semana foi de apenas 11,5%, se mantendo como o avanço sazonal mais lento desde 2015.
 
O desempenho ficou abaixo dos 64,64% registrados em igual período de 2022, e também é menor que os 59,54% da média dos últimos cinco anos, de acordo com a consultoria.
 
"Destaque para o Mato Grosso e Rondônia, onde os trabalhos de campo enfrentam grandes dificuldades de aceleração com a falta de chuvas. Relatos de clientes indicam que há regiões onde já deviam ter se concluído o plantio e que neste ano ainda nem iniciaram a semeadura", ressaltou em nota.
 
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) informou nesta sexta-feira que o plantio de soja alcançou 83,32% da área projetada para a safra 2023/24 no Estado. Embora tenha avançado 13,27 pontos percentuais nesta semana, em relação aos anos anteriores a semeadura, de fato, está atrasada.
 
No mesmo período da temporada passada, quando as chuvas foram benéficas para o maior Estado produtor da oleaginosa, 93,57% das áreas estavam plantadas. A média histórica é de 88,61%.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet