Notícias / Empresas

03/11/23 às 13:10

Fitch eleva nota do Sicredi em Rating Nacional de Longo Prazo

Classificação da instituição financeira cooperativa passou de AA para AA+

Assessoria/Sicredi Araxingu

Imprimir Enviar para um amigo
Fitch eleva nota do Sicredi em Rating Nacional de Longo Prazo

Foto: Reprodução/Assessoria

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil, teve o Rating Nacional de Longo Prazo elevado pela Fitch Ratings, agência de classificação de risco de crédito. Conforme a agência, o aumento de “AA” para?AA+” demonstra a manutenção de bons indicadores financeiros do Sicredi, além refletir o seu atual perfil de negócios e de risco.

A classificação da Fitch reforça a solidez do nosso Sistema e o quanto o modelo cooperativo é confiável e seguro. Construímos isso ao longo de mais de 120 anos, e as perspectivas indicam para um crescimento consistente e sustentável no futuro, com expansão em todo o Brasil”, afirma Alexandre Barbosa, diretor executivo de Sustentabilidade, Administração e Finanças do Sicredi.

Segundo a Fitch, o Sicredi tem conseguido manter bons indicadores, com um melhor ambiente operacional e estrutura de captação e de liquidez que acompanha seu crescimento.? A agência ainda considerou, na revisão, o atual perfil de negócios e de risco do Sicredi, com ganho de escala sustentado pela estratégia de diversificação de produtos e serviços, conectados com os planos de expansão física e manutenção de bons controles de risco.

A proximidade que existe na relação do Sicredi com seus associados é uma das experiências mais incríveis do nosso modelo de atuação. O resultado financeiro é importante, mas buscamos uma relação de longo prazo. Procuramos entender o que que cada um dos nossos mais de 7 milhões de associados precisam, ganhando a sua confiança e contribuindo para o seu desenvolvimento”, ressalta Barbosa.

Outro ponto que levou a Fitch Ratings a divulgar uma avaliação positiva é que os investimentos financeiros do Sicredi têm um perfil de baixo risco de crédito e alto grau de liquidez, porque são regidos por políticas de risco bem articuladas, que visam minimizar os riscos de mercado, liquidez e operacional. A agência destacou ainda que o perfil de risco da instituição é apoiado por sete fundos garantidores e um mecanismo de garantia solidária que implicam alta fungibilidade de liquidez e capital?entre os membros.


Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet