Notícias / Esportes

27/10/23 às 10:19

Governo de Mato Grosso leva estudantes de 12 a 14 anos para Jogos Escolares Brasileiros em Brasília

Viagem da delegação mato-grossense é coordenada pela Secel-MT, que também organizou as etapas regionais e estaduais da competição

Cida Rodrigues | Secel-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Governo de Mato Grosso leva estudantes de 12 a 14 anos para Jogos Escolares Brasileiros em Brasília

Primeiro grupo de estudantes antes do embarque

Foto: Divulgação

Um grupo de cerca de 150 estudantes de 12 a 14 anos viajou a Brasília, nesta quinta-feira (26.10), para representar o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). A viagem é custeada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que também organizou as seletivas regionais e estaduais da competição escolar, que definem os atletas e equipes campeãs mato-grossenses.

Dividida em blocos de modalidades, a competição nacional é realizada de 27 de outubro a 8 de novembro. Esse primeiro grupo de atletas disputa nas modalidades de atletismo, atletismo adaptado, basquetebol, futsal, ginástica rítmica, judô, karatê, vôlei de praia e xadrez.

Os próximos grupos saem de Cuiabá nos dias 2 e 4 de novembro para competir nas modalidades de taekwondo, badminton, ciclismo, handebol, natação, ginástica artística, voleibol, tênis de mesa e wrestling. 

Ao todo, serão 269 estudantes oriundos de escolas públicas e privadas de diversos municípios mato-grossenses, entre eles Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Cuiabá, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Sapezal, Sorriso e Várzea Grande.

A participação do Estado é coordenada pela Secel, em parceria com a Federação Mato-grossense de Desporto Escolar (FMDE). A Secretaria Estadual também é responsável pela chefia da delegação mato-grossense. 

“Depois de realizamos as seletivas regionais e estaduais, chegamos agora a essa grandiosa logística, levando nossos jovens atletas, que se consagraram campeões estaduais, para representar o Estado. Estamos muito felizes em fazer parte desse momento e contribuir para o futuro do esporte em Mato Grosso", enfatizou o titular da Secel, Jefferson Carvalho Neves.



Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs)

Realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com o apoio do Governo Federal, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) promovem disputas esportivas entre de atletas de 12 a 14 anos matriculados em instituições de ensino públicas e privadas. Em 2023, o evento terá a participação de mais de 6 mil estudantes representando todos os Estados do país e do Distrito Federal.

Classificatória para o Sul-Americano que acontecerá no Chile, em dezembro, os Jogos Brasileiros abrangem competições em 17 modalidades e todas terão participação de estudantes-atletas nas categorias masculinas e femininas. 

As competições ocorrem em diferentes locais de Brasília, incluindo o Centro Interescolar de Esporte (CIEF), Universidade de Brasília (UnB), Associação Atlética do Banco do Brasil, Ginásio Poliesportivo do Cruzeiro, Instituto Federal de Brasília, Centro Olímpico e Paralímpico de Samambaia, dentre outros.

A abertura oficial do evento será na sexta-feira (27.10), às 19h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Toda a programação pode ser acompanhada por meio de transmissão ao vivo pelo canal de YouTube CBDEBrasil.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet