Notícias / Notícias Gerais

04/03/16 às 10:04

Bioceânica: Brasil assume obra de metade de ponte em Porto Murtinho

Assessoria / Redação Pantanal News

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, afirmou ontem que o Governo federal assumirá as obras de metade da ponte que ligará Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, a Carmelo Peralta, no Paraguai, abrindo caminho para a rota bioceânica. A obra está orçada em R$ 116 milhões. 

A garantia do ministro foi dada durante audiência em Brasília com representantes da bancada federal do Estado. De acordo com o senador Waldemir Moka (PMDB), coordenador da bancada, a ponte sobre o rio Paraguai, em Porto Murtinho, terá 280 metros, com 15 metros de largura. 

O traçado da bioceânica prevê saída do Porto de Santos, em São Paulo, passando por Campo Grande e Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, até Carmelo Peralta, no Paraguai, chegando à região de Antofogasta e aos portos chilenos de Iquique e Arica. 

O projeto da rota bioceânica prevê média de 700 a 1.400 veículos diariamente trafegando entre Santos (SP) e Porto Murtinho (MS). A parte brasileira de rodovia está completamente pavimentada. Mas, do lado paraguaio, ainda faltam obras de infraestrutura para que o trecho esteja completamente concluído. 

Moka explica que o governo paraguaio se comprometeu a assinar o acordo com o Brasil. “O Ministério dos Transportes também está de acordo. Também soube que os governos da Argentina e do Chile apoiam o projeto”, informa o senador, que se reuniu terça-feira com o embaixador do Paraguai no Brasil, Manuel Cáceres. 

Os governos dos países a serem beneficiados pela nova rota afirmam que, após concluída, a bioceânica reduzirá os custos de produção dos produtos desses países, aumentando a competividade especialmente no mercado asiático.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet