Notícias / Agricultura

21/10/23 às 14:30

Atraso no plantio de soja da safra 23/24 pode impactar safra de milho em MT

AguaBoaNews

com assessoria

Imprimir Enviar para um amigo
O plantio de soja da safra 2023/2024 em Mato Grosso alcançou 60% nesta sexta-feira, 20 de setembro. Em relação à safra passada, a semeadura no estado está atrasada em 6,94 pontos percentuais. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
 
Segundo o vice-coordenador da Comissão de Defesa Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Jorge Diego Giacomelli, o atraso da semeadura nesta safra se deve à irregularidade da chuva no estado. Além disso, Giacomelli prevê que o atraso possa afetar a safra subsequente, que é a do milho.
 
“A semeadura da soja está atrasada pelo fator clima. As chuvas estão realmente muito irregulares. Na maioria das regiões não caíram volumes suficientes ainda para dar início ao plantio. Então o clima está comprometendo essa abertura de plantio” disse.
 
“A segunda safra que seria milho, ela depende de uma janela ideal também e como você já atrasa na soja, você vai colher a oleaginosa mais tarde. Se conseguir plantar esse milho, já não vai plantar numa janela ideal, o que pode afetar a produtividade lá na frente e não entregar os resultados que o produtor estava esperando ", completou.
 
SEMEADURA EM CADA REGIÃO
 
Dentre as sete regiões de Mato Grosso, que estão semeando a soja, compostas por Centro-Sul, Médio-Norte, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste e Sudeste, quem registra a maior área plantada até o momento é a região Médio-norte, plantando 80,21% de sua área.
 
Na sequência, a região Oeste aparece com 79,91% de sua área semeada. A terceira região que mais plantou até o momento é a Noroeste, com 60,49% semeado. Na quarta colocação aparece a Centro-Sul, com 58,94% plantado.
 
Logo após aparece a região Norte, que semeou 52,93% de sua área. A região é seguida pela Sudeste, que alcançou 41,99% da semeadura. Por último, quem menos plantou até o momento foi a região Nordeste, com 39,91% semeado.
 
ESTIMATIVA DA SAFRA 23/24
 
Segundo o Imea, Mato Grosso deve colher 43,78 milhões de toneladas de soja na safra 2023/2024, um milhão a menos que na safra passada. A oleaginosa deve ser plantada em uma área de 12 milhões de hectares. A produtividade deve ser de 59,7 sacas por hectare.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet