Notícias / Água Boa

18/10/23 às 14:20 / Atualizada: 18/10/23 às 14:51

Grupo de Fiscalização Carcerária inspeciona unidades penitenciárias de Água Boa e Nova Xavantina

Marco Cappelletti

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Grupo de Fiscalização Carcerária inspeciona unidades penitenciárias de Água Boa e Nova Xavantina

Foto: Alair Ribeiro

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF/MT) visitou na terça-feira (17 de outubro) as unidades prisionais dos municípios de Água Boa e Nova Xavantina.
 
A equipe liderada pelo supervisor do GMF, desembargador Orlando de Almeida Perri, percorreu as unidades da Região do Araguaia para verificar as condições estruturais da Penitenciária e Cadeia Pública das respectivas comarcas e garantir o cumprimento digno da pena, com ações de ressocialização, para as pessoas privadas de liberdade (PPL’s) no Estado. A inspeção teve como um dos principais focos a preocupação com a saúde mental dos recuperandos.
 
Além da fiscalização, a viagem teve como objetivo ampliar parcerias com as prefeituras e empresários locais, para a geração de emprego e oferta de cursos profissionalizantes no sistema carcerário de Mato Grosso.

Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva - A unidade prisional conta com 467 pessoas privadas de liberdade. Destas, 235 estudam, 250 fazem remição pela leitura e 67 trabalham intramuro e extramuro. As contratações são intermediadas por termos de cooperação através da Fundação Nova Chance (Funac), com contratos com a Prefeitura de Água Boa e Defensoria Pública do município
 
Foto: Alair Ribeiro  
 
Reunião na Prefeitura de Água Boa - Durante a visita ao município, o GMF se reuniu com o prefeito municipal, Dr. Mariano Kolankiewicz, secretários e empresários do município para fomentar a implantação do Escritório Social e a contratação da mão de obra de recuperandos na localidade. Ao fim da reunião, o gestor do Poder Executivo do município assinou o termo de intenção de adesão ao equipamento de abraçamento de egressos e pré-egressos do sistema prisional, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 

Foto: Alair Ribeiro

O supervisor do GMF, desembargador Orlando Perri, classifica como muito produtiva a visita à unidade prisional e a reunião com os gestores municipais e empresários. “Estivemos reunidos com a classe empresarial e abrimos a possibilidade da contratação de recuperandos no município. A Prefeitura de Água Boa já contrata a mão de obra de pessoas privadas de liberdade e assinou o termo de intenção para adesão ao Escritório Social, o que foi muito importante.”
 
Para o Prefeito de Água Boa, a instalação do Escritório Social será muito positiva ao município. “Vai organizar a questão das pessoas privadas de liberdade, ajudar por meio de parceria com o Creas, com assistência na rede municipal de saúde, na parte social, psicológica e também para os familiares dessas pessoas. E a questão da empregabilidade, que vai permitir que o comércio de Água Boa faça contratações, inserindo os recuperandos no mercado de trabalho e proporcionando o crescimento da economia no município.”

Cadeia Pública Feminina de Nova Xavantina - A unidade prisional do município conta com 30 mulheres privadas de liberdade. Destas, 22 participam de atividades de estudo e 06 iniciam trabalho junto à prefeitura de Nova Xavantina em novembro. A cadeia conta com oficina de costura, onde 06 recuperandas exercem atividades têxteis.
 
 
 Foto: Alair Ribeiro
 
Encontro na Prefeitura de Nova Xavantina - A comitiva do GMF esteve reunida na tarde de terça-feira com o prefeito e secretários do município, autoridades do Sistema de Justiça de Nova Xavantina e empresários para viabilizar parcerias entre Poder Judiciário e Executivo na empregabilidade de recuperandos.
 
Entre as pautas da reunião, foi sugerida a possibilidade da assinatura de termos de cooperação com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Médio Araguaia (CODEMA), que conta com 09 municípios da região.
 

Foto: Alair Ribeiro

O desembargador Orlando Perri afirma que o encontro foi fundamental para criar oportunidades às pessoas privadas de liberdade. “Em Nova Xavantina, finalizamos o termo com a prefeitura para contratação de recuperandas e vamos aprofundar ainda mais o diálogo com o consórcio de municípios (CODEMA), para gerar mais empregos aos reeducandos do sistema prisional.”
 
De acordo com o prefeito de Nova Xavantina, João Bang, poder ouvir as propostas trazidas pelo GMF, com muitos benefícios à região e ao município, é muito gratificante. “Tenho certeza que logo teremos muitas novidades para as nossas empresas e reeducandas. Nossa parceria não será apenas essas 06 reeducandas que estamos contratando, com certeza contrataremos mais e ajudaremos a dar uma segunda chance a essas pessoas. O desembargador e toda equipe do GMF estão de parabéns pela iniciativa."

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet