Notícias / Meio Ambiente

17/10/23 às 09:59

Ibama identifica 290 ninhos de tartarugas da Amazônia, no Rio Araguaia

Atividade faz parte do Programa Quelônios da Amazônia (PQA)

AguaBoaNews

com assessoria Ibama

Imprimir Enviar para um amigo
Ibama identifica 290 ninhos de tartarugas da Amazônia, no Rio Araguaia

Foto: Assessoria Ibama

O Programa Quelônios da Amazônia (PQA), idealizado há mais de 40 anos, conseguiu localizar e monitorar nas margens do rio Araguaia, no Tocantins, 290 ninhos da tartaruga da Amazônia entre os dias 11 e 29 de setembro. Esta época do ano coincide com o período de nidificação (ação de alguma espécie de animal construir seu ninho), que deve se estender até o fim de outubro.

2023-10-02_identificacao-ninhos_Araguaia_Ibama5.jpgO projeto é fundamental para garantir a reprodução da espécie. Além dos predadores naturais, como onças, raposas, lagartos teiús, peixes e aves, as tartarugas da Amazônia enfrentam outro tipo de ameaça: a ação humana para fins comerciais.

No estado, o monitoramento do PQA é realizado por meio de um acordo de cooperação técnica do Ibama com a Universidade Federal de Tocantins (UFT). Servidores, professores, estudantes e pesquisadores vistoriam diariamente o tabuleiro de desova localizado em Santana do Araguaia, na divisa do Pará com Tocantins.

O grupo localiza e marca os ninhos com estacas, aguarda o tempo de incubação - entre 55 e 60 dias -, retira os filhotes e os soltam no rio, onde há menos predadores.

2023-10-02_identificacao-ninhos_Araguaia_Ibama3.jpg"Em 2022, salvamos cerca de 93 mil filhotes", afirma o técnico administrativo do Ibama, Angelo Ferrari.

De acordo com o professor do curso de Engenharia Ambiental da UFT, Thiago Costa Portelinha, o monitoramento também utiliza os animais como bioindicadores.

"Capturamos machos e fêmeas, medimos, pesamos e coletamos sangue, por exemplo. Além de inibir a caça natural e predação humana, nossa pesquisa avalia a qualidade da água", afirma o professor.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet